domingo, 29 de março de 2009

Mestre Zaia, nosso filho não menos ilustre!

Para quem não sabe,o ceramista Zaia, é pilarense como José Lins do Rego. Mas se for perguntar nas ruas de Pilar, poucos já ouviram falar sobre este pilarense. Então,vamos saber mais um pouco sobre este pilarense tão ilustre!
 Conhecido como o “Mestre Zaia”, nasceu nos anos 60, filho dentre tantos, não poderia deixar de ter em suas mãos, a arte e poesia extraída do próprio chão... Nas brincadeiras de criança, às margens do rio, cabloquinhos brincam alegremente... Nas barranqueiras do rio, a terra em argila transforma-se em peças de fantasias de crianças... Nas feiras livres, entre ruas, becos e animais, nos tabuleiros das velhas paneleiras, obras de expressão popular... Mestre Vitalino, com sua expressão artística, enriquece o imaginário popular... Vaqueiros, boiadeiros, sanfoneiros, bordadeiras, cantadores e contadores de histórias...
Assim compõem o universo de influências no despertar artístico do pequeno Isaias, criando e modelando suas referências, como forma de diversão e expressão verbal... os brinquedos de plástico, marcando o início da modernidade, somente chega às suas mãos, aos 12 anos, quando assim, já consolidado o prazer pela modelagem.
Os oleiros e as velhas e queridas paneleiras, Zé Quenginha, Babá, Tota, Nevinha entre outros, enriquecem seu imaginário... O pequeno Isaías aprende a construir seu próprio forno aos 12 anos.
Na escola, sua habilidade artística conquista o incentivo de professores e amigos. Jovem, aos 16 anos, tem em seus irmãos fardados com uniformes de grandes botões dourados, a severa crítica à vocação natural, provocando uma profunda reflexão em seus objetivos, mantendo-se, porém, fiel à sua vocação natural.
Em época, na cidade de Itabaiana, pedra dançante em língua tupi-guarani, as margens do Rio Paraíba, as possibilidades de trabalho limitavam-se ao funcionalismo público ou ao pequeno comércio local, na qual o jovem Isaías não se entusiasmava.
Seguindo seus anseios, “ganhar o mundo” aos 19 anos foi uma firme decisão, tendo na cidade do Rio de Janeiro, o grande destino da escola da vida e da arte... Passou necessidades, subiu o morro e desceu em avenida comemorando seus trabalhos em alegorias de Escolas de Samba... Participou dos bastidores da Rede Globo, respondendo por equipe de produção cenográfica, atuando em produções cinematográficas, entre programas diários, novelas e filmes, atuou na indústria de brinquedos, com grande repercussão de vendas, entre outros tantas situações, por ele classificadas em aventuras da arte. Sua perseverança permitiu requinte artístico com grande domínio de técnicas de produção artística, entre as quais, modelagens em diversos materiais, pinturas em sua vasta aplicação, etc.
Como reconhecimento, em sua carteira de clientes, figura personalidades como Gilberto Gil, Gal Costa, Alceu Valença, Jô Soares, entre outros tantos, espalhados nos quatro cantos do planeta.
Foi homenageado pela Academia Brasiliense de Arte, Cultura e História. Participa de encontros nacionais, nas artes e no humor, ao lado de figuras como Chico Caruso e Jaguar, entre outros.
Mestre Zaia em sua arte resgata de forma intuitiva, o dom, o entusiasmo, a dedicação e a alegria, de transformar elementos da natureza em expressão que conceituamos arte... Ele, vida. 
 
 
Se quizeres mais saber sobre este pilarense visite o site: www.zaiaescultor.com.br
 

Jacaré Classe A

A comunidade de Jacaré, município de Pilar (sim, é de Pilar, mesmo Zora em suas canções querer se apossar dessa zona rural) conta com um atendimento médico de classe elevada. A prefeita Virginia, se esforça para dar aos seus munícipes qualidade de vida superior a que tinham quando um governo desastroso dominou a cena política de Pilar.

Virginia não obedece fronteiras quando é o bem estar de seu povo que está em jogo. Por muitas das vezes a Prefeita visita em loco e sem programação postos de saúdes, ruas, obras, residências e colhe, da fonte, os problemas que terá que solucionar, aproveita para verificar a qualidade do serviço ofertada.

Virginia não conseguiu unanimidade em Pilar. Que bom!

Virginia tem opositores que atiram a esmos.

Que se soltam em uma sala negra e de lá, tentam atingir, sem enxergar, qualquer movimento de progresso que seja posto em prática pela forma Virginiana de governar.

O interessante, é que, não conseguem.

Não mancham.

Não atropelam.

Não desnorteiam.

Virginia parece que já chegou com a blindagem necessária para a guerra, talvez as experiências de Enivaldo Ribeiro, de Aguinaldo e agora Daniella, servirem para, digamos, amaciar as críticas em buscas de soluções mágicas e urgentes que oposição Pilarense ousa em cobrar.

Pois é, Virginia antes de completar 100 dias de governo, presenteia a comunidade rural de Jacaré e adjacências, lhes colocando a disposição, na Unidade 3 do PSF, uma equipe mescladas de profissionais altamente gabaritados, a saber:

A Enfermeira Dra. Andrelly, formada na Faculdade Sta Emilia de Rodat, concilia sua simpatia com seu profissionalismo, numa simetria de causar bem estar a qualquer oposicionista ‘marronzista’, como diria o saudoso Odorico Paraguassu; Virginia trouxe para assumir o cargo de médico da Unidade 3, Dr. Jomar Paulo Neto, médico com especialidade em Clínica Médica, Terapia Intensiva, Administração Hospitalar e Saúde Pública altamente gabaritado e respeitado em todo o Nordeste, quiçá Brasil, para se ter uma idéia do grau de relevância que isso tem, Dr. Jomar fora Diretor Geraldo Hospital de Traumas Sen. Humberto Lucena, é um médico disputado por vários governos, inclusive agora no Maranhão 3. Demérito, vir pra Zona Rural de Pilar? claro que não.Qual o preço de uma amizade, essa resposta nunca exata, mostra a dimensão que a prefeita, ou melhor, que Virginia representa para o seleto grupo de amigos de Jomar, e isso pesou na hora dele aceitar o convite. Acontece que Dr. Jomar foi convidado e deve aceitar a Secretaria de Saúde de Bayeux, fato que somente pela passagem por Pilar, enobreceu e modificou a forma de como se cuidar, como se atender, como se doar. O legado ainda há muito que ser explorado.

Como auxiliares, a unidade 3, tem Andréa e Marília, que não se esforçam tanto para serem cordiais e profissionais, não é preciso pela capacidade que ambas possuem. Dr.Luis Neto, dentista e sua auxiliar são outro exemplos de interação com a comunidade, exemplos de dedicação e sobretudo, profissionalismo.

Claro que o atendimento, o antes de chegar a médico ou enfermeira ou auxiliar tem que passar pelo carisma e pela atenção de Adriana recepcionista que com seu sorriso, so não cura os males que todos temos, mas devolve uma alegria que a gente achava não encontrar em um posto médico, e ao seu lado, a singeleza de Daniella.

Essa é a unidade 3, do PSF de Pilar.

É assim que Virginia, a prefeita exigiu que fosse.

Assim Josemar Secretario de saúde atende.

Assim que Pilar começa a viver numa situação onde a cidade é importante quando seu povo é respeitado.

Quando será que em Itabaiana terá isso?

José Efigênio
Profissional de marketing, radialista e escritor

Fonte: http://www.diariodeitabaiana.com.br/exibir.php?noticia=225

quinta-feira, 19 de março de 2009

IPHAEP inicia em Pilar projeto de interiorização das ações




A cidade de Pilar, berço e fonte de inspiração do escritor José Lins do Rêgo, foi visitada por técnicos do IPHAEP ontem quarta-feira (18). A jornada patrimonial pelo município da Várzea paraibana começou por volta das 09h30, pelo Engenho Corredor – onde nasceu o autor de “Moleque Ricardo” -, onde foi recebida pela prefeita Virgínia Velloso, Vice-prefeita Fátima Coutinho e Secretários Municipais, de lá segui para a Igreja Matriz, o Centro Histórico e a Casa de Câmara e Cadeia.
Durante o encontro, foi apresentada ações e soluções para salvaguardar o patrimônio de Pilar, inaugurando assim uma nova política no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba: a interiorização das ações. “Por ordem do senhor governador do Estado, José Maranhão, iremos realizar visitas periódicas aos municípios onde haja bens móveis e imóveis a serem preservados”, revelou Damião. “De posse dos relatórios desenvolvidos por nossos técnicos e discutidos durantes as visitas, vamos levar as sugestões à apreciação do órgão deliberativo, o Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais, para análise e deliberação”.
A visita- O Engenho Corredor foi o primeiro imóvel a ser visitado pelo patrimônio estadual nessa quarta-feira. Acompanhados pelos proprietários Alba e Joaquim Soares, os técnicos do IPHAEP verificaram como estão sendo realizados os serviços emergenciais de limpeza e se eles estavam acontecendo dentro das normas técnicas que foram aprovadas pelo CONPEC.
Em seguida, a equipe do IPHAEP foi guiada pela Vice-Prefeita Fátima Coutinho, Secretários e Assessores para conhecer todos os detalhes do importante acervo religioso da Igreja Matriz, edificada no século XIX. De lá visitaram a Praça José Lins do Rego, que precisa urgente de restauração. O último prédio a ser visitada pela caravana foi a Casa de Câmara e Cadeia, onde foi propostas parcerias de proteção aos bens móveis e imóveis de Pilar.

sábado, 7 de março de 2009

O Instituto Felipe Kumamoto realiza atendimentos em Pilar



A equipe do Saúde Intinerante do Instituto Felipe Kumamoto realizou ontem (sexta-feira, dia 06 de março), atendimento de rotina com a participação de um clínico voluntário na área cardiológica durante um dia inteiro na cidade de Pilar. 
Segundo Josemar Ferreira da Silva - SEC-Saúde de Pilar foram realizados 194 eletrocardiogramas, 80 consultas médicas, 74 glicemias capilares e 20 consulta nutricionais, totalizando 368 procedimentos nesta terra de José Lins do Rego.
 
Para saber mais sobre o Instituo Felipe Kumamoto é só clicar no link abaixo: