quarta-feira, 3 de junho de 2009

Secretaria da Educação e Secretaria Executiva de Cultura realiza Dia Temático a José Lins do Rego



A Secretaria de Educação Municipal e a Secretaria Executiva de Cultura realizou um dia temático a José Lins do Rego, em homenagem aos 108 anos de nascimento desse escritor pilarense, que nasceu aqui em Pilar, no dia 03 de junho de 1901.
A comemoração foi aberta no Ginásio Poliesportivo Municipal,pela prefeita Virgínia Veloso que falou da importância do filho mais ilustre para a nossa cidde de Pilar. Em seguida foi apresentado o Hino Municipal pelo professor José Cosmo, que é autor da música do nosso hino. Em seguida, foi realizada uma celebração ecumência ministrada pelo Padre Gilvan Torres, da Paróquia de Nossa Senhora Del Pilar, e pelo Pastor Linaldo de Souza Guerra da Primeira Igreja Batista de Pilar. Ambos, falaram sobre o escritor José Lins como "orgulho" desta cidade. Seguidamente, o Grupo de Dança "Moleque Ricardo", prata da casa, encerrou as atividades da manhã.

No período da tarde, na Fundação Menino de Engenho, foi aberta a exposição fotográfica "Ano Cultural José Lins do Rego - 2008" da Prefeitura de João Pessoa. Em seguida, o professor Damião Ramos Cavalcanti, Diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônio da Paraíba- IPHAEP, ministrou a a palestra "Cultura, Relativismo e Aspectos Culturais da vida de José Lin do Rego", com uma platéia formada por autoridades políticas, secretários municipais, prefeita Virgínia Veloso, professores, alunos e populares. Seguidamente, foi exibido o documentário " O Engenho de Zé Lins", do cineasta Vladimir de Carvalho.
Um coquetel encerrou as festividades do Dia Temático a José Lins do Rego.