sábado, 31 de outubro de 2009

PILAR REALIZA ELEIÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR

Amanhã,dia primeiro de novembro a partir das oito às dezessete horas será realizada a eleição para membros do Conselho Tutelar em Pilar. Todos os eleitores cadastrados e em dia com suas obrigações eleitorais poderão comparecer as Urnas Receptoras de Votos que estarão instaladas no COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LINS DO REGO, e na ESCOLA MUNICIPAL EM CURIMATAÚ; munidos com um documento de identificação. A votação é facultativa, porem, exerça seu direito de escolha votando nos candidatos inscritos.

E viva a democracia!

domingo, 18 de outubro de 2009

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA



A Secretaria Municipal de educação, Cultura e Esportes e a Secretaria Executiva de Cultura de Pilar-PB, vem através deste CONVIDAR toda comunidade pilarense e a quem interessar, para participar da 1ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 20 de Outubro/2009, as 08:00h, na Fundação Menino de Engenho. O tema da Conferência será: CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

A conferência é um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos.

A sua presença é muito importante.

Local: Fundação Menino de Engenho - Pilar-PB
Data: 20/10/2009
Horário: 08:00h as 17h

O que são as Conferências?

As Conferências de Cultura são espaços destinados ao debate e proposição de diretrizes e ações para o Plano Municipal de Cultura, uma das etapas integrantes do movimento nacional em prol da construção do Sistema Nacional de Cultura. A cidade de Pilar sedia pela primeira vez a Conferência Municipal de Cultura (CMC). Ela será realizada no dia 20 de outubro, na Casa de Câmara e Cadeia (Fundação Menino de Engenho). A Conferência Nacional está agendada para os dias 10 a 14 de março de 2010 em Brasília/DF.
A 1ª Conferência Municipal de Cultura tem o objetivo de mobilizando artistas da cultura popular, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores da Prefeitura, para que possam construir propostas de políticas públicas de cultura. Juntos, os participantes irão discutir a implementação do Plano Municipal de Cultura; elaborar propostas e eleger delegados para a 2ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada pelo Governo do Estado, de 25 a 28 de outubro.
O tema geral da conferência é “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” Durante o encontro serão discutidos os sub-temas: Políticas e gestão cultural, Patrimônio material e imaterial Audiovisual, radiodifusão e culturas digitais e Expressões Artísticas”.
Segundo o secretário municipal executivo de Cultura, Lucimário Augusto, “a Conferência Municipal de Cultura é o momento em que a sociedade civil e as organizações que têm interesse em discutir a concepção de cultura da cidade se reúnem para traçar um plano municipal e, ao mesmo tempo, influenciar as mudanças que têm sido realizadas nessa esfera pelo Governo do Estado”, afirmou.

Programação

8h – Credenciamento.
Participantes da sociedade civil e do poder público

8h30 – Abertura Oficial da Conferência Municipal de Cultura;
Boas Vindas: Prefeita Virgínia Velloso

8h35 - Leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal de Cultura

8h40 - Exposição dos Eixos Temáticos
Coordenação: Lucimário Augusto

Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Eixo II - Cultura, Cidade e Cidadania
Eixo III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Eixo IV – Cultura e Economia Criativa
Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura

9h- Palestra: Pilar, cidade de cultura! – Sandoval Nóbrega – (Produtor Cultural e Ex- Subsecretário de Cultura do Estado da Paraíba)

11h - Discussão em plenário
12h - Almoço
13:30h – Grupos de Trabalhos por Eixos Temáticos:

Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Facilitador: Lucimário Augusto (Sec. Exec. De Cultura de Pilar-PB)
Relatoria: Iranildes Simões

Eixo II – Cultura, Cidade e Cidadania
Facilitador: Linaldo de Sousa Guerra (Sec. Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Pilar-PB)
Relatoria: Lucimário Augusto

Eixo III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Facilitador: José Aírton Firmino (Professor de História)
Relatoria: Iranildes Simões

Eixo IV – Cultura e Economia Criativa
Facilitador: Ivânia Miranda (Pres. Da ARTEP)
Relatoria: Lucimário Augusto

Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura
Facilitador: José Cosmo de Sousa (Professor e músico)
Relatoria: Iranildes Simões

16:00h – Reunião dos Coordenadores e Relatores dos Eixos para organização dos Relatórios

16:30h – Eleição dos Delegados por segmentos para a Conferência Estadual de Cultural
17:00h: – Plenária Final;

17:30h - Encerramento.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COZINHA BRASIL CHEGA A PILAR











Programa ensina a comer bem sem gastar muito


Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso

Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.


PROMOVENDO A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E A QUALIDADE DE VIDA


O SESI Cozinha Brasil tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos e atuando no combate ao desperdício.

O programa oferece cursos de Educação Alimentar desenvolvida por meio de ações móveis, cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel com capacidade para atender 40 pessoas/turma, ministrados por nutricionistas. Destinados àqueles que tem interesse em aprender e aproveitar melhor os alimentos e mudar os hábitos de vida de toda a família.

Os cursos têm a duração de 02:30 horas, com carga horária de 10 horas semanais, capacitando no mínimo 150 pessoas por semana. Os alunos recebem todo material didático gratuitamente, que inclui o livro “Alimente-se Bem”, um avental, um gorro de cozinheiro, um caderno de anotações, um lápis e um certificado de membro do COZINHA BRASIL.

No decorrer do curso são transmitidos conhecimentos de educação alimentar utilizando uma linguagem acessível, onde são repassadas noções básicas de nutrição, técnicas culinárias e cuidados na manipulação de alimentos.

PROJETO "OLHAR BRASIL"






Mais um programa do Governo Federal chega a Pilar em parceria com a prefeitura municipal. Muitos pilarenses atenderam ao chamado da prefeitura e participaram do projeto

Objetivos do Projeto Olhar Brasil
Identificar problemas visuais, relacionados a refração, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e população acima de 60 anos de idade;
Prestar assistência oftalmológica com fornecimento de óculos nos casos de erro de refração;
Otimizar a atuação dos serviços especializados em oftalmologia, ampliando o acesso à consulta, no âmbito do SUS;
Garantir a referência para serviços especializados nos casos que necessitarem de intervenções de Média e Alta Complexidade em Oftalmologia;
Criar um banco de dados com informações do desenvolvimento do Projeto;
Propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público fundamental, jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência;