sábado, 27 de fevereiro de 2010

PILAR COMPANHIA DE BALLET

Aconteceu, nesta manhã, a inauguração da Escola Municipal de Ballet - Pilar Companhia de Ballet. Trata-se de um evento de grande magnitude em nossa cidade, uma vez, que o Ballet, desenvolveu-se e tem "suas raízes na Itália renascentista através das pantomimas (peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, geralmente improvisada)que eram realizados por atores e circenses em grandes salões para membros da corte".

"O casamento da italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique II da França em 1533 deu um importante impulso para o desenvolvimento do balé. Diversos artistas especializados em grandes e luxuosos espetáculos foram trazidos da Itália. Em 1581 Catarina de Médicis produziu o Ballet Comique de la Reine em Paris sob a direção do músico italiano Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome que adotou na França. O balé tomou a forma na qual é conhecido hoje na França, durante o reinado de Luis XIII. No ano de 1661, seu filho Luis XIV fundou a Académie de Musique et de Danse, com o objetivo de sistematizar, preservar a qualidade e de fiscalizar o ensino e a produção do balé. Luis XIV nomeou Charles Louis Pierre de Beauchamps para tomar a frente da instituição que foi dissolvida em 1780".

Chegando em Pilar, através do Governo de Reconstrução e Cidadania.


Maiores informações, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval de Pilar: simples como a nossa gente!



A Prefeitura Municipal ousou mais uma vez e realizou um dos melhores carnavais do vale do Paraíba. Simples como a nossa gente, a festa carnavalesca foi animada com as bandas da casa (Menina Chique e Forró de Peso), da cidade vizinha de Itabaiana (Pinga Pura), de Sapé (Ed Bamba). Os Blocos “Os Bambinos”, “Os Godelas”, o “Bloco do Picolé”, o irreverente Bloco das Virgens, além dos Blocos Os Cabaços (de Curimataú), Bloco Kachimblema (de Jacaré) e os miniblocos Os “Atrevidos”, “Os Errados”, “As Barradas”, “As Malukinhas” fizeram a festa do pilarense e de foliões de cidades vizinhas que compareceram à Praça do Povo para abrilhantar esta grande festa popular, que é o carnaval.