domingo, 24 de julho de 2011

7º FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS


Foi realizado no dia de ontem, 23 de julho de 2011, o 7º Festival de Quadrilha da Cidade de Pilar - PB, que contou com a presença de várias quadrilhas juninas do nosso Estado. O evento teve o apoio em massa da população local, principalmente dos jovens pilarenses. Estiveram no Evento algumas autoridades locais. O evento marcou também a inauguração do nosso PORTAL DA JUVENTUDE PILARENSE, tendo como primeira postagem desse portal a cobertura desse evento cultural.

Na ocasião foram feitas algumas entrevistas:

Para o Secretário de Cultura Municipal , Mário Augusto ( Mário Skol), o PORTAL DA JUVENTUDE PILARENSE é um veículo de muita abrangência para a juventude local que poderá divulgar melhor tudo o que acontece na nossa cidade.
Para a Gestora do Projeto de Cultura do SEBRAE-PB, representante do SEBRAE no evento, a Sra. Maísa Duarte, um evento como esse mantém a tradição junina cultural como forma de atividade artística e futuramente profissional.

PORTAL: O SEBRAE TEM POLÍTICAS ESPECÍFICAS PARA INCETIVO A EVENTO CULTURAIS?
Maísa Duarte: " Temos um projeto de capacitação e formação voltada para gestão e liderança, fazendo com que os grupos culturais se fortaleçam e vejam a cultura como um negócio."

Algumas Autoridades Políticas Locais presentes ao Evento entrevistadas pelo Portal:

-Vereador Pintinho - DEM

PORTAL: QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM EVENTO COMO ESSE PARA A CIDADE DE PILAR?

Vereador Pintinho:"É um evento de grande importância, pois divulga a cultura e a cidade de Pilar para todo o Estado"

PORTAL: A CÂMARA DE VEREADORES PILARENSE TEM TRABALHADO PARA APROVAR POLÍTICAS DE APOIO À CULTURA E À JUVENTUDE PILARENSE?

Pintinho: "Com certeza, como Presidente, todo projeto de incentivo a cultura tem total apoio para aprovação na casa, por minha parte, respeitando as limitações da Câmara.

- Vereador Lando - PP

PORTAL: QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM EVENTO COMO ESSE PARA A CIDADE DE PILAR?

Vereador Lando: " Acho muito importante porque leva o nome da cidade para outras pessoas. Parabenizo a organização."

PORTAL: A CÂMARA DE VEREADORES PILARENSE TEM TRABALHADO PARA APROVAR POLÍTICAS DE APOIO A CULTURA E A JUVENTUDE PILARENSE?

Vereador Lando:" Tem, mas muito pouco, deveria ser mais, tanto na Câmara quanto por parte da prefeitura, temos trabalhado pouco para apoiar nossa cultural local."

O evento contou também com a presença de Lucrécia, filha do ex-Verador da cidade de Pilar e dono do cinema local José Ribeiro, que também é Professora de Artes em escolas da capital, e coordena o Projeto ARTE SEM FRONTEIRAS da Prefeitura de João Pessoa (CAPITAL DO ESTADO).

PORTAL: QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM EVENTO COMO ESSE PARA PILAR?

Lucrécia: " Máxima importância, pois é num evento como esse que a JUVENTUDE local tem um olhar para o futuro."

PORTAL: OS GOVERNANTES TEM DEIXADO A DESEJAR NO APOIO?

Lucrécia: " O poder público local tem a máxima obrigação de apoiar, como por exemplo fez o ex-prefeito de João Pessoa e atual governador Ricardo Coutinho quando assumiu a prefeitura da capital."

PORTAL: SERIA INTERESSANTE PARA PILAR TER UMA FUNDAÇÃO PÚBLICA QUE FIZESSE UM TRABALHO PARECIDO COM O QUE A FUNJOPE FAZ EM JOÃO PESSOA?

Lucrécia :" Seria de suma importância ter um Órgão voltado especificamente para a cultura, como faz a FUNJOPE em João Pessoa, e se o poder público local tivesse interesse em implantá-lo, esse séria o momento para ter o apoio regional, pelo perfil do atual governador."

Terminando essa postagem, só tenho a dizer que na noite de ontem renovei minha fé e crença nas nossas raízes culturais , além de admirar, ainda mais, essa gente tão guerreira e trabalhadora da Cidade De Pilar.

ADIANTE JUVENTUDE VAMOS APOIAR OS MOVIMENTOS DE NOSSA CIDADE E PROMOVER UMA MUDANÇA DE PENSAMENTO SOCIAL E POLÍTICO NELA.

Termino parafraseando um grande político do nosso estado:

"ABRAÇO PARA QUEM MERECE ABRAÇO E BEIJO PARA QUEM MERECE BEIJO".

Fonte: http://www.juvpilarense.blogspot.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PREFEITA VIRGÍNIA VELLOSO É ENTREVISTADA PELA TV CABO BRANCO E DESTAQUE NO JORNAL HOJE DA REDE GLOBO

Durante a reunião do Governador Ricardo Coutinho com os 26 prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas, a prefeita Virgínia é entrevistada pela Cabo Branco, afiliada da Rede Globo e destaque no Jornal Hoje da mesma emissora.



AULAS SÃO SUSPENSAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PILAR-PB

A Prefeita Municipal Virginia Veloso Borges, suspendeu as aulas nas escolas municipais em decorrência das fortes chuvas que vem caindo em nosso município. Desde a semana passada que o transporte dos alunos da rede municipal da zona rural para a Sede do município estava com grande dificuldade devido às péssimas condições das estradas. Mas, agora, temos algumas escolas municipais servindo de abrigo às famílias que foram atingidas com as chuvas, e a perda de suas casas. A Prefeita esta reunida neste momento com o Governador Ricardo Coutinho, buscando ajuda para minimizar, o sofrimento das famílias e o retorno das aulas.

domingo, 17 de julho de 2011

EQUIPE DA PREFEITURA VISITA RESIDÊNCIAS E LOCAIS ATINGIDOS PELAS CHUVAS

Durante todo o dia a prefeita Virgínia, secretários, coordenadores municipais e a população em geral estiveram visitando os locais críticos atingidos pelas chuvas aqui em Pilar. O objetivo desta força tarefa foi prestar assistência a cada pessoa que está em local de risco ou que já perdeu seus pertences com a grande quantidade de chuvas.


terça-feira, 12 de julho de 2011

PILAR INTEGRADA AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

Diário oficial da União publicou ontem termo de cooperação técnica.

A partir de agora Pilar está integrada ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), foi publicado no Diário Oficial da União de ontem o extrato do Acordo de Cooperação Federativa do SNC entre o Ministério da Cultura e o Município de Pilar - PB.
Segundo Secretário de Cultura Lucimário Augusto da Silva "neste momento, iniciamos os trabalhos para efetivação do processo de desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura em nosso município, elaborar o Plano de Trabalho para a constituição do Sistema Municipal de Cultura, pois já estamos encaminhando a Lei aprovada que criará o Fundo Municipal, a Conferência Municipal, o Cadastro Cultural e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, contudo seguimos trabalhando em diversas atividades, cronograma de execução e metas a serem atingidas. Para tanto, no próximo mês de setembro na Fundação Menino de Engenho durante a Conferência Municipal de Cultura estaremos elegendo os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais representantes da sociedade civil, que logo após com os membros representantes do governo estarão construindo o nosso Plano Municipal de Cultura que serão nossas diretrizes para os próximos 10 anos", concluiu Lucimário Augusto.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

SECRETARIA EXECUTIVA DE ESPORTES REALIZA TORNEIO INÍCIO DO CAMPEONATO PILARENSE DE BEACH SOCCER


A Prefeitura Municipal de Pilar, através da Secretaria Executiva de Esportes, realizou ontem o Torneio Início do Campeonato Pilarense de Beach Soccer. Foi um evento que teve a participação das 24 equipes participantes desta competição. Com um grande número de pessoas o evento teve início às 09:00h e o término às 16:30h, tendo a equipe campeã o Náutico (Lagoa do Gonçalo) e o vice-campeão a equipe do Conjunto São José.
O Campeonato foi organizado pelo Secretário Executivo dos Esportes Djalma Pereira e o Coordenador de Esportes Renato do Monte.
PARABÉNS AOS PARTICIPANTES.

domingo, 10 de julho de 2011

PILAR É CENÁRIO DO DOCUMENTÁRIO "O OLHAR DE ZEZITA"


Deu-se início ontem nas principais ruas de Pilar a gravação do documentário "O Olhar de Zezita", dirigido por Mercicleide Ramos. O documentário conta toda a trajetória da dama do teatro paraibano a pilarense Zezita Matos. Participaram do documentário como principais figurantes os pilarenses Maria José, Francisco Filho, José Adriano e Lucrécia Medeiros.
O documentário O Olhar de Zezita é uma produção da EMSERC e do Grupo Castelo Audiovisual, organizações voltadas para difusão do audiovisual do qual a diretora faz parte. Além disso, tem o patrocínio do Sonho Doce Recepções, da Faculdade Maurício de Nassau, do Tartaruga Burguer, da Funjope, do projeto Cinema BR em Movimento, do projeto Paraíba Cine Senhor, do Curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Federal da Paraíba, do Núcleo de Produção Digital da mesma instituição, da RPG Comunicação, da Pigmento Cinematográfico, da César Filmes, da Prefeitura Municipal de Pilar, da FUNJOPE e do Fecomércio.
O vídeo marca uma nova era na história do audiovisual paraibano. Pela primeira vez, um produto está sendo financiado com recursos da iniciativa privada, já que não concorreu em nenhuma lei de incentivo. “Fizemos o projeto sério e bem elaborado, discutimos em equipe e fomos atrás dos empresários, que graças Deus nos receberam e compraram nossa ideia, o que mostra que eles estão abertos a oferecer patrocínios, desde que percebam organização e seriedade. Estamos dando um fim a era da brodagem, toda a equipe está sendo paga para desempenhar sua função da melhor maneira possível”, finaliza Mercicleide Ramos.

Equipe Técnica:
Direção: Mercicleide Ramos
Produção: Kátia Dumont
Fotografia: Lúcio Cesar
Finalização: Ely Marques
Assistente de Direção: Davi Abraão
Trilha Sonora: Bruno Alves
Still: Silmara Braz
Assessoria de Imprensa: Marcelo Soares e Orlando Junior
Direção de making of: Marcelo Soares
Fotografia do making of: Megaron Xavier

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PREFEITURA REALIZA III SÃO JOÃO PEDRO

A prefeitura de Pilar realizou ontem uma das festas mais esperadas pelos pilarenses, o São João Pedro ano III. Muitos pilarenses e visitantes compareceram à Praça do Povo, Centro Histórico de Pilar. A festa foi aberta pela prata da casa, a banda Forró de Peso, seguida da Banda Dois Corações e foi encerrada com a Banda Forró da Burguesinha. Na ocasião a prefeita Virgínia Velloso entregou um troféu ao representante da rua Luiz de Holanda, Serginho Áquila, por ter sido a rua mais enfeitada durante os festejos juninos.
Foi um sucesso só!
SÃO JOÃO PEDRO DE PILAR, CADA VEZ MELHOR!