sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DOCUMENTÁRIO SOBRE A PILARENSE ZEZITA MATOS TEM PRÉ-ESTREIA EM JOÃO PESSOA

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico do UNIPÊ (NAPE), professora e atriz paraibana Zezita Matos, teve a sua vida e carreira contadas no documentário "O Olhar de Zezita". A sua pré-estreia aconteceu ontem, quinta-feira (27), na casa de recepção Sonho Doce, em João Pessoa, com a presença de amigos, convidados da homenageada, familiares e imprensa. A reitora do UNIPÊ, professora Ana Flávia Pereira e professores da instituição foram prestigiar a homenageada.
Nos palcos, na tela do cinema ou na sala de aula, a paraibana do município de Pilar sempre esteve no lugar mais alto. Considerada a "dama do teatro paraibano", ela já conquistou mais de 10 prêmios durante mais de 50 anos atuando no teatro e no cinema. Já atuou em mais de 30 peças e em mais de 10 filmes, além da participação na novela Vereda Tropical (1984, da Rede Globo). No ano passado, ganhou o Troféu "Calunga", de Melhor Atriz no Festival de Curta-Metragem de Pernambuco, pela sua atuação no filme "Azul", do diretor Erick Laurence. Este ano, também já recebeu outras homenagens.





Forte, versátil e determinada, sempre dividiu o seu tempo entre a arte de educar e a arte de representar. Para ela, as duas artes devem andar juntas, pois, não se educa sem a arte. "Teatro e educação foram as minhas escolhas e elas se complementam. Nas duas, consigo verbalizar e trazer meus princípios de vida", revelou Zezita Matos.
Ela disse que para garantir o sucesso, é preciso ser forte e desempenhar nossas atividades com paixão. "O importante é que sejamos determinadas nas nossas escolhas", ensinou. O maior prêmio, segundo a professora, é o reconhecimento do seu trabalho.
Ela revela que se pudesse voltar no tempo faria tudo igual: "Eu recomeçaria tudo do mesmo jeito", afirma a professora Zezita, no final do documentário, que emocionou o público e a própria homenageada. "Sempre estudei para lidar com as minhas emoções. Mas não tem jeito. Estou sem palavras, muito emocionada", afirmou, ao agradecer a homenagem.
Entre os convidados estavam representando a cidade de Pilar, o Secretário Executivo da Cultura de Pilar, o professor Lucimário Augusto, a Presidente da Quadrilha Junina do Cel José Lins, José Adriano – Cineclubista do Cine Clube Zé Ribeiro e Francisco de Assis, integrante da Quadrilha do Cel. José Lins.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DOWNLOAD PARA O HINO OFICIAL DE PILAR-PB


Muitos pilarenses têm nos procurado pedindo a música do Hino de Pilar para download.
Então, viemos informar que para ter acesso a este belíssimo Hino, basta copiar o link abaixo, colar na URL, abrir a página e fazer o download.
É totalmente grátis!

http://www.baixa.la/arquivo/5875854

Sobre o Hino Oficial de Pilar-PB

O hino de Pilar foi oficializado pela Lei n.º 01 de 23 de Setembro de 2002, e, mesmo antes de ser oficializado, foi executado em vários eventos especiais na cidade. A sua primeira execução foi feita durante o aniversário de 240 anos de emancipação política deste município.(1)


CANTEMOS A NOSSA TERRA
Letra: Antônio Costta.
Música: José Cosmo de Sousa.

I
Cantemos a nossa terra
Que tanta beleza encerra;
Ela tem encantos mil,
É um pedaço do Brasil!...

No solo paraibano
Tem uma cidade bela;
Cidade que tanto amamos,
Pequenina e singela.

Tens a natureza
Mais bela da região;
Pilar Deus com certeza
Te fez com perfeição.

ESTRIBILHO

Pilar estamos gratos!
A Deus, nosso Senhor;
Porque és nossa cidade,
És palco do nosso amor...



II

És pequena no tamanho
Mas teu seio é imenso em glória!
É tão curto o teu cantar
Mas estronda na história...


Aqui um olhar profundo
Te namorou Pedro II;
És conhecida até os confins
Nos romances de Zé Lins!

Pilar, terra amada;
Pilar, terra querida;
Pilar Deus te plantou
No Vale do Paraíba!...

ESTRIBILHO

Pilar estamos gratos...
A Deus, nosso Senhor;
Porque és nossa cidade,
És palco do nosso amor... (2)


____________________________


Certo dia em entrevista ao autor da letra do Hino Antonio Costta, o escritor Lucimário Augusto falou: " Segundo o dicionário Aurélio, a palavra hino é definida como “poema ou cântico de veneração, ou louvou, ou invocação à divindade, que exalta o valor de algo ou de alguém, exprimindo entusiasmo, contentamento, etc.”
E foi justamente o que o nosso poeta Antonio Costa e José Cosmo fez ao criar o hino desta terra, Pilar. Numa linguagem simples e singela, ele soube exaltar a pequena Pilar, como se exalta uma mãe, uma verdadeira mãe.
Parabéns Antonio Costta, parabéns Zé Cosme!"

Parabéns a você Lucimário, por também muito exaltar esta terra de José Lins do Rego!
_______________________________________________
Fontes:
(1) SILVA, Lucimário Augusto da. Pilar - da Aldeia Cariri aos Nossos Dias: F&A Gráfica e Editora, 2ª Edição, João Pessoa, 2007. pg.120-121

(2)COSTTA, Antônio. Cantemos a nossa Terra, in Um Juntador de Palavras. João Pessoa: Sal da Terra, 2003. p.33.