quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PILAR TEM O MELHOR DESEMPENHO DO SUS DO VALE DO PARAÍBA



O Município ocupa o 1º lugar em levantamento feito Ministério da Saúde, na avaliação de efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). A cidade também se destaca na Região do vale do Paraíba no índice de acesso ao SUS, ficando na frente de municípios com estrutura maior no setor, como Itabaiana, a antepenúltima posição do ranking.
O Ministério da Saúde avaliou a efetividade do SUS em Pilar, dentro do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS).    A avaliação da efetividade ganhou nota 5,98. Tal índice é obtido através de indicadores como a cobertura de vacina tetravalente em menores de um ano, a média anual da ação coletiva de escovação dental supervisionada e a proporção de internações sensíveis à atenção básica. Além disso, são levados em consideração as proporções de partos normais realizados na Cidade.
Pilar também ocupa o primeiro lugar no quesito Efetividade do SUS entre as quatorze cidades da região. Nesse item, ficou na frente de Itatuba, Juarez Távora, Gurinhém, Ingá, São José dos Ramos, Juripiranga, Riachão do Bacamarte, São Miguel de Taipu, Pedras de Fogo, Mogeiro, Itabaiana, Caldas Brandão e Salgado de São Félix.
O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PREFEITA VIRGÍNIA VELLOSO ADOTA RECOMENDAÇÕES DA CNM


Prefeita Virgínia Velloso 

Novos Gestores da Paraíba

             Eleita para o segundo mandato em Pilar (PB), a prefeita Virginia Borges, exalta os conselhos do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM),  Paulo  Ziulkoski.  Durante os últimos quatros anos no comando da prefeitura, a gestora atendeu às mobilizações da CNM, participou de Marchas a Brasília e nesta quarta-feira,  21  de  novembro,  prestigiou  o  encontro     Novos  Gestores,  em  João Pessoa.
        "Tudo do que  ele  [Ziulkoski] disse  é  o  que  acontece  nos  Municípios.  Nós herdamos  muitas  atribuições  e  não  tivemos  força  para  protestar  e  a  CNM  é  a grande  defensora",  elogiou  Virginia.   Na opinião da prefeita,  é  preciso  adotar  o conselho de Ziulkoski e ter coragem de enfrentar as críticas e ter de mudar.
        Ainda em entrevista à Agência CNM, a  prefeita reeleita falou sobre a atual crise  financeira.  "Pela primeira  vez  atrasei  um  mês  de  salário  dos  servidores".
          Segundo ela,  os  royalties  podem  ser  um  alívio  neste  momento.  "Espero  que  a presidente atenda os apelos dos Municípios pelos royalties, porque vai ajudar muito no desenvolvimento das cidades", finalizou.

Fonte:
http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21283%3Aprefeitos-paraibanos-adotam-recomendacoes-da-cnm&catid=56%3Ainstitucional&Itemid=164