segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COZINHA BRASIL CHEGA A PILAR











Programa ensina a comer bem sem gastar muito


Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso

Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.


PROMOVENDO A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E A QUALIDADE DE VIDA


O SESI Cozinha Brasil tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos e atuando no combate ao desperdício.

O programa oferece cursos de Educação Alimentar desenvolvida por meio de ações móveis, cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel com capacidade para atender 40 pessoas/turma, ministrados por nutricionistas. Destinados àqueles que tem interesse em aprender e aproveitar melhor os alimentos e mudar os hábitos de vida de toda a família.

Os cursos têm a duração de 02:30 horas, com carga horária de 10 horas semanais, capacitando no mínimo 150 pessoas por semana. Os alunos recebem todo material didático gratuitamente, que inclui o livro “Alimente-se Bem”, um avental, um gorro de cozinheiro, um caderno de anotações, um lápis e um certificado de membro do COZINHA BRASIL.

No decorrer do curso são transmitidos conhecimentos de educação alimentar utilizando uma linguagem acessível, onde são repassadas noções básicas de nutrição, técnicas culinárias e cuidados na manipulação de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário