sábado, 28 de fevereiro de 2009

A Revolução Virginiana!


Dia desses estive em Pilar, e senti um ar diferente. Sabe aquele cheiro de lençol de cama limpinho ? Aquele cheiro que traz saudade e satisfação ? Pois era assim que eu respirava em Pilar. A cidade continua com seus problemas, a diferença é que estão sendo resolvidos. A magia do primeiro mandato, aliada a responsabilidade da governante, transformou Pilar, mesmo sem mudar nada no aspecto físico. A disposição de Virginia em recolocar PILAR em lugar de destaque é no mínimo honrosa, tirar a cidade que a elegeu da bagunça em que ela se encontra talvez seja a primeira grande batalha, com amplas chances de vitória. Virginia e sua equipe, não se deixaram tragar pelas armadilhas dos maus administradores, 8 anos depois de Zé Benicio, ela encontra uma prefeitura quase que sucateada, mas em momento nenhum ela alardeou, ela esperneou, foi pro rádio, xingou ou lamentou a situação, como uma verdadeira líder, reuniu sua equipe, mostrou os problemas e perguntou se alguém achava impossível resolve-los. A quem dissesse sim, fatalmente Virginia o substituiria, todos arregaçaram as mangas e capitaneadas pela Prefeita, começam a buscar soluções. Soluções para o emplacamento dos veículos da prefeitura, que, em alguns casos, estão defasados desde 2002. Soluções para diversas contas atrasadas e funcionários públicos insatisfeitos. Soluções para a saúde. Dessa, eu como ouvinte, participei e percebi o quanto está empenhada essa nova equipe da saúde de Pilar, uma equipe altamente técnica, disposta a dar cem por cento de sua atenção e profissionalismo para a causa. Antes em Pilar não tinha sinal de celular, pois bem, Virginia, correu atras e ja conseguiu atraves da uma operadora o sinal que faltava e disponibilizou para todas as unidades de PSF, após acordo com tal operadora, 01 celular onde se comunica imediatamente com a secretaria de saúde, além das unidades, toda ambulância (sim, lá tem) dispõem de um aparelho, o que otimizará bastante o atendimento , a logística vai funcionar no governo Virginia. Para se afinar a sinfonia, Virginia exigiu que o tratamento dispensado ao usuário pilarense fosse o de excelência. É esse o ar que se respira em Pilar, o ar do respeito.
 
 
Coluna de José Efigênio
Profissional 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Prefeitura realiza Carnaval 2009


O Carnaval 2009 em Pilar foi aberto  oficialmente com o desfile do Bloco do Zé Pereira na Sexta Feira. Durante todo o evento se apresentaram  na Praça do Povo as Bandas Impactos, Menina Chique e Axé Baladas. Durante a folia desfilaram os Blocos ( Pega e Não se Apega, Bambinos, Os Atrevidos e Os Errados) na sede e na zona rural (Os Cabaços - em Curimatau e Os Kachimblema na Comunidade de Jacaré). Também se apresentou a Escola de Samba da cidade ( Mocidade Independente) e  Catedráticos do Ritmo , do Carnaval Tradição de João Pessoa, além do Bloco "Cafuçú" da Prévia Folia de Rua da Capital paraibana também se fez presente  na festa carnavalesca pilarense.
O carnaval em Pilar foi encerrado pelo tradicional Bloco do Bacalhau, acompanhado por grande multidão, inclusive com a presença da prefeita Virgínia Velloso.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pilar terá centro de processamento de abacaxi


Técnicos da Emater, da Universidade Federal da Paraíba e da Secretaria Municipal da Agricultura de Pilar, na região administrativa de Itabaiana, estiveram reunidos naquela cidade, com produtores rurais da comunidade de Chã de Areia, debatendo a criação do Centro Comunitário de Produção de Polpa de Abacaxi.

Durante o encontro, os técnicos presentes fizeram uma explanação detalhada sobre o projeto a ser instalado ali, com recursos da Eletrobrás. Em seguida discutiram sobre a realidade da produção da matéria prima a ser processada, o levantamento da área plantada e a estimativa da produção de frutos que serão usados na fabricação de polpas de abacaxi. Toda a comercialização, segundo os técnicos responsáveis pelo projeto, será feita com a Prefeitura de Pilar e com outros municípios da região de Itabaiana.da será utilizada na merenda escolar da região, melhorando assim, o padrão alimentar do alunado da região.

A compra do maquinário a ser utilizado no processo de beneficiamento do abacaxi vai ser financiada pela Eletrobrás, que espera com essa fábrica melhorar o padrão econômico de centenas de produtores de Pilar que não vinham cumprindo, a contento, as suas obrigações contratuais com aquela empresa estatal por falta de um aproveitamento mais racional da energia rural fornecida pelo governo.

Fonte: Paraíbaonline 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Secretaria Executiva de Cultura de Pilar se inscreve em projeto federal para instauração de museu na Terra de José Lins do Rego




A Subsecretaria da Cultura Municipal de Pilar se increve no Projeto do Ministério da Cultura "Mais Museu", que tem como objetivo instaurar um museu na cidade de José Lins do Rego, garantindo a difusão da cultura e do conhecimento à comunidade de Pilar, pelos seus valores históricos e culturais dentro do contexto paraibano e consequentemente conservando o seu patrimônio histórico e cultural.
O museu terá como denominação Museu Municipal da Cana de Açúcar.