domingo, 28 de março de 2010

PROJETO "ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA"

Hoje foi dado o ponta pé inicial para a realização do Projeto ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA, com a visita técnica, da principal idealizadora do Projeto Walesca Picado.


A visita foi acompanhada pelo Secretário Executivo da Cultura Lucimário Augusto, que teve o enorme prazer em acompanhar os visitantes a vários pontos turísticos da cidade, como o Alto de Nossa Senhora da Conceição, Engenho Recreio, Estação Ferroviária, Casa de Câmara e Cadeia, Casa da Tia Naninha, Sobrado do Comendador Quincas Napoleão, Praça José Lins do Rego, Igreja Matriz de Nossa Senhora Del Pilar e Engenho Corredor.


Confira as fotos da visita técnica à Pilar:


http://picasaweb.google.com.br/guilherme.schulze/VisitaAPilar280310?feat=directlink#


Sobre o projeto:


ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA

Baseado na obra de Ana Maria machado

‘O Menino que Virou Escritor’


DESCRIÇÃO


Espetáculo teatral infanto-juvenil, baseado na obra literária de Ana Maria Machado,‘O Menino que Virou Escritor’, ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA, é mais que uma peça de teatro, é uma viagem pela fascinante história da vida do grande escritor regionalista brasileiro, José Lins do Rego.

Através de histórias e canções, os brincantes David Muniz, Naná Viana e Valeska Picado, interpretam alguns dos personagens mais marcantes dessa jornada: a vida do menino Dedé que se tornou homem e poeta.

O maestro Carlos Anísio encanta ao som do violão, Valeska Picado e Itamira Barbosa dirigem esse barco de emoções que navega pelo coração das crianças e de todos aqueles que guardam no jardim de suas vidas, a infância.


O espetáculo ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA foi contemplado em 2009 com os projetos de circulação do BNB e MYRIAN MUNIZ - FUNARTE. Participou das festividades em homenagem ao 50º aniversário de morte do escritor José Lins do Rego, promovido pela FUNESC (2007) como também, no mesmo ano, do evento ‘Domingo com Arte’ promovido pela mesma instituição.

Apresentou-se em escolas e espaços públicos:

• Jornadas de Estímulo à Docência em Teatro (Departamento de Artes Cênicas/UFPB – 2008);

• Mostra de Teatro para Crianças (Ednaldo do Egypto – 2008);

• Projeto Teatro na Escola (Constructor Sui/ Sempre-Viva Casa-Escola - 2008);

• Projeto Verão Total (Praia de Cabo Branco – João Pessoa/PB - 2009);

• Assentamento de agricultores em Praia Bela/PB (2009);

• Festa da Família (Colégio IPEI/Bancários – João Pessoa/PB - 2009);

• Abertura do ano letivo (Escola Piollin – João Pessoa/PB - 2009);



OBJETIVOS

Geral:

Participar da Semana Cultural da cidade de PILAR –PB e circular pelas seis cidades onde José Lins viveu: Itabaiana-PB, João Pessoa-PB, Recife-PE, Maceió-Al, Manhuaçu-MG e Rio de Janeiro-RJ com o espetáculo ‘ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA’, do Grupo de Teatro COLETIVO FAZENDO ARTE, com texto e direção de Valeska Picado, oferecendo também as seguintes oficinas ministradas pelos integrantes do grupo:

• Contadores de histórias - ‘HISTÓRIAS DA VELHA TOTÔNIA’ (direcionadas para atores, diretores, professores e alunos do ensino médio da rede pública);

• Produção textual - ‘QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA’ (para crianças e adolescentes da rede pública de ensino);

• Canto coral – ‘BRINCADEIRAS DE RODA’ (para crianças da comunidade em geral).



Objetivos Específicos:


• Proporcionar ao público em geral uma experiência cênica, através da fruição de um espetáculo teatral de qualidade.

• Apresentar o autor regionalista brasileiro, José Lins do Rêgo e o universo de sua obra, através do encantamento de sua biografia encenada.

• Estimular o gosto pelo teatro e a leitura das obras desse autor, através de uma dramaturgia e encenação instigante.

• Provocar uma interação do teatro com o público, através de uma identificação com a temática nordestina sugerida pelo autor, José Lins do Rego e do reconhecimento da presença deste paraibano na construção da história sócio-cultural da cidade do Rio de Janeiro.

• Trazer à reflexão, através da narrativa sugerida pela dramaturgia, sobre a cultura nordestina, suas riquezas e valores, contra a quebra de tabus e preconceitos de uma região ainda estigmatizada por seus flagelos sociais.

• Contribuir para a formação de contadores de histórias e divulgar a importância dessa arte milenar.

• Motivar crianças e adolescentes a escreverem textos literários.

• Trazer para o repertório infantil a riqueza das cantigas brasileiras.


JUSTIFICATIVA


A manifestação artística proporciona ao homem uma busca de suas origens, de seu equilíbrio, de seu papel individual e social. Conhecer a história das pessoas que fizeram e fazem parte da construção de nossa cultura, integram os objetivos do espetáculo ‘ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA’.

Escolhemos esses sete municípios para apresentar esse espetáculo, por eles representarem a trajetória do autor ao qual a peça se refere.

“José Lins do Rêgo, nascido no Engenho Corredor, município paraibano de Pilar/PB, fez as primeiras letras no Colégio de Itabaiana/PB, no Instituto N. S. do Carmo e no Colégio Diocesano Pio X na atual João Pessoa/PB.

Também estudou no Colégio Carneiro Leão e Osvaldo Cruz, em Recife/PE. Ingressou no Ministério Público como promotor em Manhuaçu/MG, em 1925, transferindo-se em1926 para a capital de Alagoas, onde passou a exercer as funções de fiscal de bancos, até 1930, e fiscal de consumo, de 1931 a 1935.

Em Maceió/AL, tornou-se colaborador do Jornal de Alagoas e passou a fazer parte do grupo de Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima, Valdemar Cavalcanti, Aloísio Branco, Carlos Paurílio e outros.

Em 1935, mudou-se para o Rio de Janeiro/RJ, onde participava ativamente da vida cultural de seu tempo. Era fanático por futebol, ‘flameguista doente’. Em 1955, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.”

Caminhar com o espetáculo por essa trilha é reconstruir uma história rica em significados. Para as crianças e adolescentes que residem nessas cidades é fundamental conhecer o lugar e a história de onde moram.

A cultura é construída pelas pessoas que ali vivem. A paisagem, os costumes e as tradições que hoje se apresentam, estão intimamente ligadas com aqueles que ali viveram.

É de suma importância para a compreensão de nós mesmos, conhecermos a nossa história, retornarmos a nossa ancestralidade e reconhecermos que modificamos o lugar e a cultura de onde vivemos, contribuindo assim para as mudanças e transformações que ocorrem na nossa sociedade.


FICHA TÉCNICA:


1. Direção e Texto: Valeska Picado.

2. Assistência de Direção e Coreografia: Itamira Barbosa.

3. Elenco: Carlos Anísio (música ao vivo), David Muniz, Naná Vianna e Valeska Picado.

4. Direção Musical: Carlos Anísio.

5. Iluminação: Ali Cagliani.

6. Contra-regra: Deo júnior.

7. Preparadora vocal: Fátima França.

8. Figurino e Adereços: Adriano Bezerra.

9. Confecção dos Bonecos:

• Menino Dedé e Zé Joaquim (Balcão) – Adriano Bezerra.

• Carneirinho Jasmim (Boneco Gigante) – Carlos Babau.

• Comadre Fulozinha (Luva) – Luana Lima.

• Rei (Marote) – Neto Ribeiro.

10. Documentação: Guilherme Schulze.

11. Cartaz e Programa: Jonas Lourenço.


Confira o make off do espetáculo "


http://www.youtube.com/watch?v=UiP-XRmXr7M

Nenhum comentário:

Postar um comentário