quinta-feira, 19 de março de 2009

IPHAEP inicia em Pilar projeto de interiorização das ações




A cidade de Pilar, berço e fonte de inspiração do escritor José Lins do Rêgo, foi visitada por técnicos do IPHAEP ontem quarta-feira (18). A jornada patrimonial pelo município da Várzea paraibana começou por volta das 09h30, pelo Engenho Corredor – onde nasceu o autor de “Moleque Ricardo” -, onde foi recebida pela prefeita Virgínia Velloso, Vice-prefeita Fátima Coutinho e Secretários Municipais, de lá segui para a Igreja Matriz, o Centro Histórico e a Casa de Câmara e Cadeia.
Durante o encontro, foi apresentada ações e soluções para salvaguardar o patrimônio de Pilar, inaugurando assim uma nova política no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba: a interiorização das ações. “Por ordem do senhor governador do Estado, José Maranhão, iremos realizar visitas periódicas aos municípios onde haja bens móveis e imóveis a serem preservados”, revelou Damião. “De posse dos relatórios desenvolvidos por nossos técnicos e discutidos durantes as visitas, vamos levar as sugestões à apreciação do órgão deliberativo, o Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais, para análise e deliberação”.
A visita- O Engenho Corredor foi o primeiro imóvel a ser visitado pelo patrimônio estadual nessa quarta-feira. Acompanhados pelos proprietários Alba e Joaquim Soares, os técnicos do IPHAEP verificaram como estão sendo realizados os serviços emergenciais de limpeza e se eles estavam acontecendo dentro das normas técnicas que foram aprovadas pelo CONPEC.
Em seguida, a equipe do IPHAEP foi guiada pela Vice-Prefeita Fátima Coutinho, Secretários e Assessores para conhecer todos os detalhes do importante acervo religioso da Igreja Matriz, edificada no século XIX. De lá visitaram a Praça José Lins do Rego, que precisa urgente de restauração. O último prédio a ser visitada pela caravana foi a Casa de Câmara e Cadeia, onde foi propostas parcerias de proteção aos bens móveis e imóveis de Pilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário