domingo, 29 de março de 2009

Mestre Zaia, nosso filho não menos ilustre!

Para quem não sabe,o ceramista Zaia, é pilarense como José Lins do Rego. Mas se for perguntar nas ruas de Pilar, poucos já ouviram falar sobre este pilarense. Então,vamos saber mais um pouco sobre este pilarense tão ilustre!
 Conhecido como o “Mestre Zaia”, nasceu nos anos 60, filho dentre tantos, não poderia deixar de ter em suas mãos, a arte e poesia extraída do próprio chão... Nas brincadeiras de criança, às margens do rio, cabloquinhos brincam alegremente... Nas barranqueiras do rio, a terra em argila transforma-se em peças de fantasias de crianças... Nas feiras livres, entre ruas, becos e animais, nos tabuleiros das velhas paneleiras, obras de expressão popular... Mestre Vitalino, com sua expressão artística, enriquece o imaginário popular... Vaqueiros, boiadeiros, sanfoneiros, bordadeiras, cantadores e contadores de histórias...
Assim compõem o universo de influências no despertar artístico do pequeno Isaias, criando e modelando suas referências, como forma de diversão e expressão verbal... os brinquedos de plástico, marcando o início da modernidade, somente chega às suas mãos, aos 12 anos, quando assim, já consolidado o prazer pela modelagem.
Os oleiros e as velhas e queridas paneleiras, Zé Quenginha, Babá, Tota, Nevinha entre outros, enriquecem seu imaginário... O pequeno Isaías aprende a construir seu próprio forno aos 12 anos.
Na escola, sua habilidade artística conquista o incentivo de professores e amigos. Jovem, aos 16 anos, tem em seus irmãos fardados com uniformes de grandes botões dourados, a severa crítica à vocação natural, provocando uma profunda reflexão em seus objetivos, mantendo-se, porém, fiel à sua vocação natural.
Em época, na cidade de Itabaiana, pedra dançante em língua tupi-guarani, as margens do Rio Paraíba, as possibilidades de trabalho limitavam-se ao funcionalismo público ou ao pequeno comércio local, na qual o jovem Isaías não se entusiasmava.
Seguindo seus anseios, “ganhar o mundo” aos 19 anos foi uma firme decisão, tendo na cidade do Rio de Janeiro, o grande destino da escola da vida e da arte... Passou necessidades, subiu o morro e desceu em avenida comemorando seus trabalhos em alegorias de Escolas de Samba... Participou dos bastidores da Rede Globo, respondendo por equipe de produção cenográfica, atuando em produções cinematográficas, entre programas diários, novelas e filmes, atuou na indústria de brinquedos, com grande repercussão de vendas, entre outros tantas situações, por ele classificadas em aventuras da arte. Sua perseverança permitiu requinte artístico com grande domínio de técnicas de produção artística, entre as quais, modelagens em diversos materiais, pinturas em sua vasta aplicação, etc.
Como reconhecimento, em sua carteira de clientes, figura personalidades como Gilberto Gil, Gal Costa, Alceu Valença, Jô Soares, entre outros tantos, espalhados nos quatro cantos do planeta.
Foi homenageado pela Academia Brasiliense de Arte, Cultura e História. Participa de encontros nacionais, nas artes e no humor, ao lado de figuras como Chico Caruso e Jaguar, entre outros.
Mestre Zaia em sua arte resgata de forma intuitiva, o dom, o entusiasmo, a dedicação e a alegria, de transformar elementos da natureza em expressão que conceituamos arte... Ele, vida. 
 
 
Se quizeres mais saber sobre este pilarense visite o site: www.zaiaescultor.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário