domingo, 27 de dezembro de 2009

ANTONIO COSTTA LANÇA SEU 3º LIVRO DE POESIA



Foi lançado no Tenis Clube Pilar, no dia 22 de dezembro, o novo livro de poesia COLETÂNEA POÉTICA do poeta pilarense ANTONIO COSTTA.
Segundo REGINALDO ALVES DE ARAÚJO, Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, "COLETÂNEA POÉTICA é um desses livros que inspira, educa, recreia o espírito e renova o ânimo de quantos o lêem. É um livro para todos e a todos trará utilidade; aos que o lerem com propósito literário ou com ímpeto de fé".
O poeta DAMIÃO RAMOS CAVALCANTI, membro da Academia Paraibana de Letras, também escreveu a respeito do livro dizendo que: "Se Deus não fosse onipresente, bem o seria nessa COLETÂNEA POÉTICA de ANTONIO COSTTA. O autor ora, nos seus versos, com o louvor dos Salmos e a graça do Cântico dos Cânticos".
O livro poderá ser adquirido em Pilar, na loja SAMUEL CALÇADOS. Fone: (83) 3282-1578.

Fonte: http://pilarpb.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Pilar tem festa de Natal com monumentos renovados











Pilar, a terra de José Lins do Rego, um dos nomes mais expressivos da literatura brasileira, tem luzes mais vivas neste Natal. Uma delas põe à vista de moradores e visitantes o Monumento à Nossa Senhora da Conceição, no morro do mesmo nome, onde foi erigido em 1899 para o recebimento do Século 20. Restaurado e, agora, iluminado por refletores, ganhará entorno com arborização e alamedas.
Outra relíquia histórica, a Casa Grande do Engenho Corredor, berço do romancista, está em fase final de restauração. Obras como essas são ora tocadas pela Prefeitura, ora por ações pessoais, como é o caso do engenho onde nasceu José Lins. Ali, a restauração tem o desembolso dos novos proprietários.
Das portas e janelas da velha Casa de Câmara e Cadeia, recuperada e posta a serviço da Fundação Cultural Menino de Engenho, têm surgido, esta semana, anjos e hinos para autos natalinos que superam as luzes e o público dos bazares e parques de diversão típicos da temporada. "É assim todas as noites", conta, entusiasmada, a prefeita Virgínia Velloso Borges.
O local, que abriga uma biblioteca pública, espera o resultado dos esforços que ela empreende para aquisição de cópias de textos nos quais Dom Pedro II descreve, do próprio punho, as impressões que teve de Pilar, cidade por ele visitada há exatos 150 anos.
A negociação dá-se com o Museu de Petrópolis, Rio de Janeiro, onde Virgínia já fez convite aos descendentes do Imperador para a inauguração, brevemente, da Praça Dom Pedro. É possível, então, que Pilar tenha a visita de um dos príncipes, um século e meio depois de haver recebido o primeiro representante da Família Imperial.
A prefeita também busca para a Casa de Câmara e Cadeia - um dos poucos prédios do gênero ainda existentes no País - peças e objetos dos tempos de José Lins. Com isso pretende compor o acervo de um museu importante para conhecimento de fatos culturais e históricos que demarcaram a existência de uma das mais antigas cidades do interior nordestino.
Aos 251 anos, Pilar espera atrair visitantes em número suficiente para a necessária geração de emprego e renda. Também, de olho no turismo, para a recuperação de costumes perdidos no tempo, como é o caso da confecção de panelas e jarras com o massapé da Rua da Lagoa, antigo núcleo de artesãs e lavadeiras.


Por Frutuoso Chaves
(http://www.portalcorreio.com.br/)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Auto do Natal emociona os pilarenses



O espetáculo “Auto do Natal – Jesus se faz presente na história dos homens” estreou na noite de ontem, arrancando aplausos e gritos da platéia que lotou a rua, em frente à Casa de Câmara e Cadeia. Com um show de luzes e cores e um corpo de baile afinado, a peça agradou o público presente, entre eles a prefeita Virgínia Velloso e a vice-prefeita Fátima Coutinho, além de várias autoridades.

O auto tem cerca de uma hora e meia de duração. O cenário é natural, enfeitado por diversas luzes natalinas. As músicas são de estilos variados e ajudam a dar ritmo à história.

O roteiro tem como o evangelho de João e Lucas, que conta a visita do anjo Gabriel à Maria, terminando em outra cena, com o nascimento do Menino Deus.

A platéia parece ter aprovado a fórmula do espetáculo, regado a muita música, mas também por não exagerar na regionalização, mantendo-se fiel ao local e época em que os acontecimentos se passam. “Acho que é essa a história que as pessoas queriam ver. Uma história simples, mas contada de uma forma muito bonita”, disse Secretário Executivo de Cultura Lucimário Augusto.

O espetáculo ainda será apresentado hoje, sempre a partir das 19h. Na noite de ontem, o público vibrou com a apresentação do Coral da 1ª Igreja Batista, Coral da Melhor Idade Alegria de Viver e Coral de alunos das escolas públicas municipais.O espetáculo é finalizado com o nascimento do Menino Jesus e muitos fogos de artifício.

O Auto de Natal teve como organizadores César Augusto e Sérvio Túlio.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PILAR PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

Foi realizada nos dias 14 e 15 a II Conferência Estadual de Cultura (CEC) em Campina Grande, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, e teve a participação do Subsecretário de Cultura, David Fernandes, e diversas autoridades. Foram representando o nosso município Linaldo de Sousa Guerra  - Secretário de Educação e Cultura , Lucimário Augusto  - Secretário Executivo de Cultura , Iranildes Simões , Presidente da Fundação Menino de Engenho,  Maria José Alves Martins, Presidente da Quadrilha do Cel José Lins, Hermano Alcântara, Gestor Escolar e Heloisa Helena, Diretora do Departamento de Educação.



A conferência veio elaborar estratégias para políticas culturais a ser enviadas para a II CNC, em Brasília, e eleger seus representantes para a plenária nacional.

Paraíba envolveu, 95 cidades nas conferências municipais.

Foi eleito na ocasião o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Linaldo de Souza Guerra, como Delegado à Conferência Nacional que acontecerá no próximo ano em Brasília.


Pilar está de parabéns, pois sua representatividade no cenário cultural estadual volta a ser reconhecido.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CINEMA NA PRAÇA MOVIMENTOU A CIDADE DE PILAR NO FINAL DE SEMANA

Muito cinema e pipoca marcou o final de semana aqui em Pilar. De 4 a 6 de dezembro a Praça do Povo (Praça José Lins do Rego) recebeu o projeto Cine SESI Cultural que exibiu três longas metragens para os moradores da cidade.

O Projeto está na oitava edição e agora está contemplando o estado da Paraíba. Públicos de 14 municípios irão assistir as produções cinematográficas que estiveram em cartaz nos cinemas brasileiros.
Aqu em Pilar a programação foi a seguinte: na sexta-feira, dia 4, foi exibido o filme “Tapete Vermelho”; no sábado foi a vez de “A Era do Gelo 3” e no domingo ,ficou em cartaz a produção nacional “Se Eu Fosse Você 2”. E durante os filmes houve distribuição gratuita de pipoca para os espectadores.
De acordo com Carlos Alberto, Produtor Cultural do projeto, a intenção é democratizar o acesso à cultura levando produções cinematográficas para municípios que não possuem salas de projeção e incitar discussões acerca dessa temática, já que somente três cidades da Paraíba contam com cinemas: João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Voltado para atingir um público variado, o projeto visa enriquecer as opções de entretenimento e lazer das populações excluídas das salas de cinema por condições geográficas ou financeiras.
A Prefeitura Municipal de Pilar, que também atua no incentivo e valorização da cultura reconhecendo-a como meio indispensável para a promoção da educação e desenvolvimento da cidadania, é parceira do projeto e está apoiando o Cine SESI cultural acolhendo-o e viabilizando sua realização na cidade.
Equipes estiveram mobilizadas para oferecer toda a estrutura necessária. Iluminação, segurança, cadeiras e apoio para a montagem e desmontagem dos equipamentos foram providenciados como contrapartida da Prefeitura Municipal.
O Cine Sesi Cultural circula desde 2002 levando cinema para cidades interioranas. Até agora já foi visto por mais de 2,4 milhões de pessoas em 336 municípios de 9 estados brasileiros.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CINE SESI CULTURAL CHEGA A PILAR


Hoje tem cinema e pipoca de graça na Praça do Povo de Pilar, com a chegada mais uma vez o Cine Sesi Cultural que movimentará neste final de semana a cidade de Pilar com a exibição de filmes premiados, como "Tapete Vermelho" (sexta-feira), "Se eu Fosse Você"(sábado) e "A Era do Gelo 3" (domingo).