quinta-feira, 16 de junho de 2011

PREFEITURA É UM DOS PATROCINADORES DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A FILHA ILUSTRE ZEZITA MATOS


A prefeitura municipal vem mostrando que valoriza a cultura local e o talento dos seus filhos ilustres. Por isso, está dando o maior apoio na produção documentário “O olhar de Zezita”, da filha ilustre Zezita Matos. As primeiras gravações acontecerão em julho, aqui em Pilar, onde Zezita nasceu, viveu a infância e adolescência.
A paraibana Mercicleide Ramos, diretora do premiado vídeo Dois e Trinta, que conta a história do homem mais alto do Brasil, o paraibano Ninão, e ganhou diversos prêmios pelo Brasil, além de ter seus direitos de exibição adquiridos pelo Canal Brasil, das Organizações Globo, se encontra envolvida na pré-produção de seu novo trabalho, O Olhar de Zezita, que retratará a vida da atriz Zezita Matos.

“Estamos na fase de pré-produção, colhendo material, conhecendo histórias incríveis dessa mulher que além de atriz é educadora, mãe, avó, irmã, amiga e em todas essas atividades sempre mostrando um talento enorme, que já rompeu as fronteiras de nosso estado”, diz a diretora num raro momento de folga, entre uma atividade e outra, já que além da produção do vídeo, está envolvida em outras atividades audiovisuais.

A trajetória de vida de Zezita Matos se confunde com a história recente das artes paraibana. Nascida no município de Pilar, interior paraibano, onde descobriu o cinema, a atriz foi estudar em João Pessoa onde teve seu universo artístico ampliado. Um dos palcos desse crescimento foi o colégio Lyceu Paraibano, local de grandes histórias que Mercicleide vai colhendo com carinho. “São histórias fantásticas que emocionam e mostram a determinação dessa mulher num ano especial em que demos posse a primeira Presidente do país, isso só reforça que estamos no ano da mulher”, continua Mercicleide.

Zezita Matos já participou de inúmeros espetáculos teatrais e atuou também em filmes como Cinema, Aspirinas e Urubus, O Céu de Suely e Olhos Azuis, além de ter feito uma participação na telenovela Vereda Tropical, todas as produções que tiveram sucesso de público e crítica. As gravações do documentário estão previstas para acontecerem a partir do mês de julho nas cidades de Pilar, Campina Grande e João Pessoa. “O audiovisual é um trabalho coletivo, agradeço a meus amigos e aos parceiros que angariei para tornar realidade esse trabalho que fala dessa grande mulher” fala a diretora.
O documentário O Olhar de Zezita é uma produção da EMSERC e do Grupo Castelo Audiovisual, organizações voltadas para difusão do audiovisual do qual a diretora faz parte. Além disso, tem o patrocínio do Sonho Doce Recepções, da Faculdade Maurício de Nassau, do Tartaruga Burguer, da Funjope, do projeto Cinema BR em Movimento, do projeto Paraíba Cine Senhor, do Curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Federal da Paraíba, do Núcleo de Produção Digital da mesma instituição, da RPG Comunicação, da Pigmento Cinematográfico, da César Filmes, da Prefeitura Municipal de Pilar, da FUNJOPE e do Fecomércio.
O vídeo marca uma nova era na história do audiovisual paraibano. Pela primeira vez, um produto está sendo financiado com recursos da iniciativa privada, já que não concorreu em nenhuma lei de incentivo. “Fizemos o projeto sério e bem elaborado, discutimos em equipe e fomos atrás dos empresários, que graças Deus nos receberam e compraram nossa ideia, o que mostra que eles estão abertos a oferecer patrocínios, desde que percebam organização e seriedade. Estamos dando um fim a era da brodagem, toda a equipe está sendo paga para desempenhar sua função da melhor maneira possível”, finaliza Mercicleide Ramos.

Equipe Técnica:
Direção: Mercicleide Ramos
Produção: Kátia Dumont
Fotografia: Lúcio Cesar
Finalização: Ely Marques
Assistente de Direção: Davi Abraão
Trilha Sonora: Bruno Alves
Still: Silmara Braz
Assessoria de Imprensa: Marcelo Soares e Orlando Junior
Direção de making of: Marcelo Soares
Fotografia do making of: Megaron Xavier

Fontes:

http://www.jornalonorte.com.br/2011/05/31/show1_0.php

http://www.sescpb.com.br/materias/documentario_olharzezita.htm

http://coletivoanticinema.blogspot.com/2011/06/o-olhar-de-zezita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário