sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DOCUMENTÁRIO SOBRE A PILARENSE ZEZITA MATOS TEM PRÉ-ESTREIA EM JOÃO PESSOA

A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico do UNIPÊ (NAPE), professora e atriz paraibana Zezita Matos, teve a sua vida e carreira contadas no documentário "O Olhar de Zezita". A sua pré-estreia aconteceu ontem, quinta-feira (27), na casa de recepção Sonho Doce, em João Pessoa, com a presença de amigos, convidados da homenageada, familiares e imprensa. A reitora do UNIPÊ, professora Ana Flávia Pereira e professores da instituição foram prestigiar a homenageada.
Nos palcos, na tela do cinema ou na sala de aula, a paraibana do município de Pilar sempre esteve no lugar mais alto. Considerada a "dama do teatro paraibano", ela já conquistou mais de 10 prêmios durante mais de 50 anos atuando no teatro e no cinema. Já atuou em mais de 30 peças e em mais de 10 filmes, além da participação na novela Vereda Tropical (1984, da Rede Globo). No ano passado, ganhou o Troféu "Calunga", de Melhor Atriz no Festival de Curta-Metragem de Pernambuco, pela sua atuação no filme "Azul", do diretor Erick Laurence. Este ano, também já recebeu outras homenagens.





Forte, versátil e determinada, sempre dividiu o seu tempo entre a arte de educar e a arte de representar. Para ela, as duas artes devem andar juntas, pois, não se educa sem a arte. "Teatro e educação foram as minhas escolhas e elas se complementam. Nas duas, consigo verbalizar e trazer meus princípios de vida", revelou Zezita Matos.
Ela disse que para garantir o sucesso, é preciso ser forte e desempenhar nossas atividades com paixão. "O importante é que sejamos determinadas nas nossas escolhas", ensinou. O maior prêmio, segundo a professora, é o reconhecimento do seu trabalho.
Ela revela que se pudesse voltar no tempo faria tudo igual: "Eu recomeçaria tudo do mesmo jeito", afirma a professora Zezita, no final do documentário, que emocionou o público e a própria homenageada. "Sempre estudei para lidar com as minhas emoções. Mas não tem jeito. Estou sem palavras, muito emocionada", afirmou, ao agradecer a homenagem.
Entre os convidados estavam representando a cidade de Pilar, o Secretário Executivo da Cultura de Pilar, o professor Lucimário Augusto, a Presidente da Quadrilha Junina do Cel José Lins, José Adriano – Cineclubista do Cine Clube Zé Ribeiro e Francisco de Assis, integrante da Quadrilha do Cel. José Lins.

2 comentários:

  1. Uma honra ter a Profª Zezita como coordenadora do Curso de Pedagogia no tempo em que fui aluno no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Alegria maior ao descobrir que em suas veias circula "sangue pilarense".

    ResponderExcluir