sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VEM AÍ A PRAÇA DOM PEDRO II






A Secretaria da Infraestrutura deu início a mais uma realização da Administração Reconstrução e Cidadania com a reforma da futura Praça Dom Pedro II (antiga Praça 31 de Março), que fica na entrada da cidade de Pilar.

A Praça Dom Pedro II, como o próprio nome indica será uma homenagem ao então imperador D. Pedro II, que visitou esta cidade de Pilar entre os dias 26 e 27 de dezembro de l859, em decorrência do prestígio social que a Vila tinha na Metrópole, pela importância econômica e tradição histórica.

A VISITA

D. Pedro II no dia 26 de dezembro de 1859, em companhia do Presidente da Província Dr. Ambrósio Leitão da Cunha, de um Ministro do Império, do Chefe de Polícia, do Visconde de Sapucahy, do Comandante da Guarda Nacional, de deputados e outras autoridades, viajou com destino a Pilar. Sua jornada foi iniciada às 4 horas da manhã do Paço Imperial a cavalo.
Com hora marcada, prevista para as 6h da manhã, no Engenho São João, chegaram às 05h30minh. Esse engenho pertencia ao Coronel José Teixeira de Vasconcelos, onde o Imperador fez uma breve refeição com a sua comitiva. Às 8h chegaram ao Engenho Marau, propriedade na época dos Franciscanos de São Bento, onde almoçariam; porém o almoço não estava pronto. Sem demonstrar cansaço, percorreram doze léguas em 7 horas. Apesar dos caminhos esburacados, o Imperador Pedro II chegou a Vila do Pilar em frente à Casa da Câmara, às onze horas da manhã. O visitante não foi recebido com honras adequadas, pois só o esperavam por volta das 6 ou 7 horas da noite. O Imperador encontrou o prédio da Casa de Câmara ainda em reforma, apesar de ter doado l conto de réis da província em comunicado oficial. Pedro II foi recebido pelo Intendente José Medeiros, pelo Presidente da Câmara Murilo Falcão e demais autoridades da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário