domingo, 27 de dezembro de 2009

ANTONIO COSTTA LANÇA SEU 3º LIVRO DE POESIA



Foi lançado no Tenis Clube Pilar, no dia 22 de dezembro, o novo livro de poesia COLETÂNEA POÉTICA do poeta pilarense ANTONIO COSTTA.
Segundo REGINALDO ALVES DE ARAÚJO, Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, "COLETÂNEA POÉTICA é um desses livros que inspira, educa, recreia o espírito e renova o ânimo de quantos o lêem. É um livro para todos e a todos trará utilidade; aos que o lerem com propósito literário ou com ímpeto de fé".
O poeta DAMIÃO RAMOS CAVALCANTI, membro da Academia Paraibana de Letras, também escreveu a respeito do livro dizendo que: "Se Deus não fosse onipresente, bem o seria nessa COLETÂNEA POÉTICA de ANTONIO COSTTA. O autor ora, nos seus versos, com o louvor dos Salmos e a graça do Cântico dos Cânticos".
O livro poderá ser adquirido em Pilar, na loja SAMUEL CALÇADOS. Fone: (83) 3282-1578.

Fonte: http://pilarpb.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Pilar tem festa de Natal com monumentos renovados











Pilar, a terra de José Lins do Rego, um dos nomes mais expressivos da literatura brasileira, tem luzes mais vivas neste Natal. Uma delas põe à vista de moradores e visitantes o Monumento à Nossa Senhora da Conceição, no morro do mesmo nome, onde foi erigido em 1899 para o recebimento do Século 20. Restaurado e, agora, iluminado por refletores, ganhará entorno com arborização e alamedas.
Outra relíquia histórica, a Casa Grande do Engenho Corredor, berço do romancista, está em fase final de restauração. Obras como essas são ora tocadas pela Prefeitura, ora por ações pessoais, como é o caso do engenho onde nasceu José Lins. Ali, a restauração tem o desembolso dos novos proprietários.
Das portas e janelas da velha Casa de Câmara e Cadeia, recuperada e posta a serviço da Fundação Cultural Menino de Engenho, têm surgido, esta semana, anjos e hinos para autos natalinos que superam as luzes e o público dos bazares e parques de diversão típicos da temporada. "É assim todas as noites", conta, entusiasmada, a prefeita Virgínia Velloso Borges.
O local, que abriga uma biblioteca pública, espera o resultado dos esforços que ela empreende para aquisição de cópias de textos nos quais Dom Pedro II descreve, do próprio punho, as impressões que teve de Pilar, cidade por ele visitada há exatos 150 anos.
A negociação dá-se com o Museu de Petrópolis, Rio de Janeiro, onde Virgínia já fez convite aos descendentes do Imperador para a inauguração, brevemente, da Praça Dom Pedro. É possível, então, que Pilar tenha a visita de um dos príncipes, um século e meio depois de haver recebido o primeiro representante da Família Imperial.
A prefeita também busca para a Casa de Câmara e Cadeia - um dos poucos prédios do gênero ainda existentes no País - peças e objetos dos tempos de José Lins. Com isso pretende compor o acervo de um museu importante para conhecimento de fatos culturais e históricos que demarcaram a existência de uma das mais antigas cidades do interior nordestino.
Aos 251 anos, Pilar espera atrair visitantes em número suficiente para a necessária geração de emprego e renda. Também, de olho no turismo, para a recuperação de costumes perdidos no tempo, como é o caso da confecção de panelas e jarras com o massapé da Rua da Lagoa, antigo núcleo de artesãs e lavadeiras.


Por Frutuoso Chaves
(http://www.portalcorreio.com.br/)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Auto do Natal emociona os pilarenses



O espetáculo “Auto do Natal – Jesus se faz presente na história dos homens” estreou na noite de ontem, arrancando aplausos e gritos da platéia que lotou a rua, em frente à Casa de Câmara e Cadeia. Com um show de luzes e cores e um corpo de baile afinado, a peça agradou o público presente, entre eles a prefeita Virgínia Velloso e a vice-prefeita Fátima Coutinho, além de várias autoridades.

O auto tem cerca de uma hora e meia de duração. O cenário é natural, enfeitado por diversas luzes natalinas. As músicas são de estilos variados e ajudam a dar ritmo à história.

O roteiro tem como o evangelho de João e Lucas, que conta a visita do anjo Gabriel à Maria, terminando em outra cena, com o nascimento do Menino Deus.

A platéia parece ter aprovado a fórmula do espetáculo, regado a muita música, mas também por não exagerar na regionalização, mantendo-se fiel ao local e época em que os acontecimentos se passam. “Acho que é essa a história que as pessoas queriam ver. Uma história simples, mas contada de uma forma muito bonita”, disse Secretário Executivo de Cultura Lucimário Augusto.

O espetáculo ainda será apresentado hoje, sempre a partir das 19h. Na noite de ontem, o público vibrou com a apresentação do Coral da 1ª Igreja Batista, Coral da Melhor Idade Alegria de Viver e Coral de alunos das escolas públicas municipais.O espetáculo é finalizado com o nascimento do Menino Jesus e muitos fogos de artifício.

O Auto de Natal teve como organizadores César Augusto e Sérvio Túlio.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PILAR PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

Foi realizada nos dias 14 e 15 a II Conferência Estadual de Cultura (CEC) em Campina Grande, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, e teve a participação do Subsecretário de Cultura, David Fernandes, e diversas autoridades. Foram representando o nosso município Linaldo de Sousa Guerra  - Secretário de Educação e Cultura , Lucimário Augusto  - Secretário Executivo de Cultura , Iranildes Simões , Presidente da Fundação Menino de Engenho,  Maria José Alves Martins, Presidente da Quadrilha do Cel José Lins, Hermano Alcântara, Gestor Escolar e Heloisa Helena, Diretora do Departamento de Educação.



A conferência veio elaborar estratégias para políticas culturais a ser enviadas para a II CNC, em Brasília, e eleger seus representantes para a plenária nacional.

Paraíba envolveu, 95 cidades nas conferências municipais.

Foi eleito na ocasião o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Linaldo de Souza Guerra, como Delegado à Conferência Nacional que acontecerá no próximo ano em Brasília.


Pilar está de parabéns, pois sua representatividade no cenário cultural estadual volta a ser reconhecido.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CINEMA NA PRAÇA MOVIMENTOU A CIDADE DE PILAR NO FINAL DE SEMANA

Muito cinema e pipoca marcou o final de semana aqui em Pilar. De 4 a 6 de dezembro a Praça do Povo (Praça José Lins do Rego) recebeu o projeto Cine SESI Cultural que exibiu três longas metragens para os moradores da cidade.

O Projeto está na oitava edição e agora está contemplando o estado da Paraíba. Públicos de 14 municípios irão assistir as produções cinematográficas que estiveram em cartaz nos cinemas brasileiros.
Aqu em Pilar a programação foi a seguinte: na sexta-feira, dia 4, foi exibido o filme “Tapete Vermelho”; no sábado foi a vez de “A Era do Gelo 3” e no domingo ,ficou em cartaz a produção nacional “Se Eu Fosse Você 2”. E durante os filmes houve distribuição gratuita de pipoca para os espectadores.
De acordo com Carlos Alberto, Produtor Cultural do projeto, a intenção é democratizar o acesso à cultura levando produções cinematográficas para municípios que não possuem salas de projeção e incitar discussões acerca dessa temática, já que somente três cidades da Paraíba contam com cinemas: João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Voltado para atingir um público variado, o projeto visa enriquecer as opções de entretenimento e lazer das populações excluídas das salas de cinema por condições geográficas ou financeiras.
A Prefeitura Municipal de Pilar, que também atua no incentivo e valorização da cultura reconhecendo-a como meio indispensável para a promoção da educação e desenvolvimento da cidadania, é parceira do projeto e está apoiando o Cine SESI cultural acolhendo-o e viabilizando sua realização na cidade.
Equipes estiveram mobilizadas para oferecer toda a estrutura necessária. Iluminação, segurança, cadeiras e apoio para a montagem e desmontagem dos equipamentos foram providenciados como contrapartida da Prefeitura Municipal.
O Cine Sesi Cultural circula desde 2002 levando cinema para cidades interioranas. Até agora já foi visto por mais de 2,4 milhões de pessoas em 336 municípios de 9 estados brasileiros.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CINE SESI CULTURAL CHEGA A PILAR


Hoje tem cinema e pipoca de graça na Praça do Povo de Pilar, com a chegada mais uma vez o Cine Sesi Cultural que movimentará neste final de semana a cidade de Pilar com a exibição de filmes premiados, como "Tapete Vermelho" (sexta-feira), "Se eu Fosse Você"(sábado) e "A Era do Gelo 3" (domingo).



sábado, 31 de outubro de 2009

PILAR REALIZA ELEIÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR

Amanhã,dia primeiro de novembro a partir das oito às dezessete horas será realizada a eleição para membros do Conselho Tutelar em Pilar. Todos os eleitores cadastrados e em dia com suas obrigações eleitorais poderão comparecer as Urnas Receptoras de Votos que estarão instaladas no COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LINS DO REGO, e na ESCOLA MUNICIPAL EM CURIMATAÚ; munidos com um documento de identificação. A votação é facultativa, porem, exerça seu direito de escolha votando nos candidatos inscritos.

E viva a democracia!

domingo, 18 de outubro de 2009

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA



A Secretaria Municipal de educação, Cultura e Esportes e a Secretaria Executiva de Cultura de Pilar-PB, vem através deste CONVIDAR toda comunidade pilarense e a quem interessar, para participar da 1ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 20 de Outubro/2009, as 08:00h, na Fundação Menino de Engenho. O tema da Conferência será: CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

A conferência é um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos.

A sua presença é muito importante.

Local: Fundação Menino de Engenho - Pilar-PB
Data: 20/10/2009
Horário: 08:00h as 17h

O que são as Conferências?

As Conferências de Cultura são espaços destinados ao debate e proposição de diretrizes e ações para o Plano Municipal de Cultura, uma das etapas integrantes do movimento nacional em prol da construção do Sistema Nacional de Cultura. A cidade de Pilar sedia pela primeira vez a Conferência Municipal de Cultura (CMC). Ela será realizada no dia 20 de outubro, na Casa de Câmara e Cadeia (Fundação Menino de Engenho). A Conferência Nacional está agendada para os dias 10 a 14 de março de 2010 em Brasília/DF.
A 1ª Conferência Municipal de Cultura tem o objetivo de mobilizando artistas da cultura popular, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores da Prefeitura, para que possam construir propostas de políticas públicas de cultura. Juntos, os participantes irão discutir a implementação do Plano Municipal de Cultura; elaborar propostas e eleger delegados para a 2ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada pelo Governo do Estado, de 25 a 28 de outubro.
O tema geral da conferência é “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” Durante o encontro serão discutidos os sub-temas: Políticas e gestão cultural, Patrimônio material e imaterial Audiovisual, radiodifusão e culturas digitais e Expressões Artísticas”.
Segundo o secretário municipal executivo de Cultura, Lucimário Augusto, “a Conferência Municipal de Cultura é o momento em que a sociedade civil e as organizações que têm interesse em discutir a concepção de cultura da cidade se reúnem para traçar um plano municipal e, ao mesmo tempo, influenciar as mudanças que têm sido realizadas nessa esfera pelo Governo do Estado”, afirmou.

Programação

8h – Credenciamento.
Participantes da sociedade civil e do poder público

8h30 – Abertura Oficial da Conferência Municipal de Cultura;
Boas Vindas: Prefeita Virgínia Velloso

8h35 - Leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal de Cultura

8h40 - Exposição dos Eixos Temáticos
Coordenação: Lucimário Augusto

Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Eixo II - Cultura, Cidade e Cidadania
Eixo III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Eixo IV – Cultura e Economia Criativa
Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura

9h- Palestra: Pilar, cidade de cultura! – Sandoval Nóbrega – (Produtor Cultural e Ex- Subsecretário de Cultura do Estado da Paraíba)

11h - Discussão em plenário
12h - Almoço
13:30h – Grupos de Trabalhos por Eixos Temáticos:

Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Facilitador: Lucimário Augusto (Sec. Exec. De Cultura de Pilar-PB)
Relatoria: Iranildes Simões

Eixo II – Cultura, Cidade e Cidadania
Facilitador: Linaldo de Sousa Guerra (Sec. Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Pilar-PB)
Relatoria: Lucimário Augusto

Eixo III – Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Facilitador: José Aírton Firmino (Professor de História)
Relatoria: Iranildes Simões

Eixo IV – Cultura e Economia Criativa
Facilitador: Ivânia Miranda (Pres. Da ARTEP)
Relatoria: Lucimário Augusto

Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura
Facilitador: José Cosmo de Sousa (Professor e músico)
Relatoria: Iranildes Simões

16:00h – Reunião dos Coordenadores e Relatores dos Eixos para organização dos Relatórios

16:30h – Eleição dos Delegados por segmentos para a Conferência Estadual de Cultural
17:00h: – Plenária Final;

17:30h - Encerramento.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COZINHA BRASIL CHEGA A PILAR











Programa ensina a comer bem sem gastar muito


Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso

Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.


PROMOVENDO A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E A QUALIDADE DE VIDA


O SESI Cozinha Brasil tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos e atuando no combate ao desperdício.

O programa oferece cursos de Educação Alimentar desenvolvida por meio de ações móveis, cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel com capacidade para atender 40 pessoas/turma, ministrados por nutricionistas. Destinados àqueles que tem interesse em aprender e aproveitar melhor os alimentos e mudar os hábitos de vida de toda a família.

Os cursos têm a duração de 02:30 horas, com carga horária de 10 horas semanais, capacitando no mínimo 150 pessoas por semana. Os alunos recebem todo material didático gratuitamente, que inclui o livro “Alimente-se Bem”, um avental, um gorro de cozinheiro, um caderno de anotações, um lápis e um certificado de membro do COZINHA BRASIL.

No decorrer do curso são transmitidos conhecimentos de educação alimentar utilizando uma linguagem acessível, onde são repassadas noções básicas de nutrição, técnicas culinárias e cuidados na manipulação de alimentos.

PROJETO "OLHAR BRASIL"






Mais um programa do Governo Federal chega a Pilar em parceria com a prefeitura municipal. Muitos pilarenses atenderam ao chamado da prefeitura e participaram do projeto

Objetivos do Projeto Olhar Brasil
Identificar problemas visuais, relacionados a refração, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e população acima de 60 anos de idade;
Prestar assistência oftalmológica com fornecimento de óculos nos casos de erro de refração;
Otimizar a atuação dos serviços especializados em oftalmologia, ampliando o acesso à consulta, no âmbito do SUS;
Garantir a referência para serviços especializados nos casos que necessitarem de intervenções de Média e Alta Complexidade em Oftalmologia;
Criar um banco de dados com informações do desenvolvimento do Projeto;
Propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público fundamental, jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência;

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ADEUS LIXÃO!






A Secretaria da Infraestrutura deu início a retirada do lixão que tirava a beleza da entrada da nossa querida Pilar há muitos anos. Vale salientar que lá eram depositados o lixo da cidade de Pilar e da cidade de São Miguel de Taipu, parceria da administração passada.

Mas, hoje o governo Reconstrução e Cidadania devolve aos pilarense a entrada da nossa querida cidade, linda e maravilhosa! Isso é que é Reconstrução!

Pois é, "o povo pede e a prefeita faz!"
Mais uma vez, obrigado à Prefeita!

VEM AÍ A PRAÇA DOM PEDRO II






A Secretaria da Infraestrutura deu início a mais uma realização da Administração Reconstrução e Cidadania com a reforma da futura Praça Dom Pedro II (antiga Praça 31 de Março), que fica na entrada da cidade de Pilar.

A Praça Dom Pedro II, como o próprio nome indica será uma homenagem ao então imperador D. Pedro II, que visitou esta cidade de Pilar entre os dias 26 e 27 de dezembro de l859, em decorrência do prestígio social que a Vila tinha na Metrópole, pela importância econômica e tradição histórica.

A VISITA

D. Pedro II no dia 26 de dezembro de 1859, em companhia do Presidente da Província Dr. Ambrósio Leitão da Cunha, de um Ministro do Império, do Chefe de Polícia, do Visconde de Sapucahy, do Comandante da Guarda Nacional, de deputados e outras autoridades, viajou com destino a Pilar. Sua jornada foi iniciada às 4 horas da manhã do Paço Imperial a cavalo.
Com hora marcada, prevista para as 6h da manhã, no Engenho São João, chegaram às 05h30minh. Esse engenho pertencia ao Coronel José Teixeira de Vasconcelos, onde o Imperador fez uma breve refeição com a sua comitiva. Às 8h chegaram ao Engenho Marau, propriedade na época dos Franciscanos de São Bento, onde almoçariam; porém o almoço não estava pronto. Sem demonstrar cansaço, percorreram doze léguas em 7 horas. Apesar dos caminhos esburacados, o Imperador Pedro II chegou a Vila do Pilar em frente à Casa da Câmara, às onze horas da manhã. O visitante não foi recebido com honras adequadas, pois só o esperavam por volta das 6 ou 7 horas da noite. O Imperador encontrou o prédio da Casa de Câmara ainda em reforma, apesar de ter doado l conto de réis da província em comunicado oficial. Pedro II foi recebido pelo Intendente José Medeiros, pelo Presidente da Câmara Murilo Falcão e demais autoridades da localidade.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PREFEITURA FAZ DOAÇÃO DE CPF À COMUNIIDADE CARENTE







Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Pilar,através da prefeita Virgínia Velloso Borges, e os Correios, foi promovida uma ação nesta terça-feira para que a comunidade carente do Alto da Serventia,bairro populoso deste município,adquirisse gratuitamente o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF. Foram cadastradas 600 pessoas, mas a Prefeita garantiu que aqueles que não conseguiram se cadastrar e que possuem o Bolsa Família,terão direito a aquisição do mesmo documento na Receita Federal na cidade de Itabaiana-PB.A comunidade será beneficiada com transporte disponibilizado pela Prefeitura Municipal.
Este é o Governo da reconstrução e "cidadania".O povo pede, a Prefeita faz!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PREFEITA VIRGÍNIA É ENTREVISTADA HOJE EM REDE NACIONAL NA REDE VIDA DE TELEVISÃO



A prefeita do município de Pilar, Virgínia Velloso Borges, estará em Rede Nacional, hoje a partir das 23 horas, na Rede Vida de Televisão, no programa "Brasil é Isso" de hoje, apresentado por Aristoteles Drummond. Dona Virgínia será entrevistada em uma ampla reportagem que a Rede Vida está realizando em comemoração aos 251 anos do Município de Pilar, e o que a referida localidade representa na história da Paraíba.

Assita hoje às 23h30 na REDEVIDA, o Canal da Família.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PARABÉNS PILAR!


Pilar, berço natal de José Lins do Rego, localiza-se a 52 quilômetros de João Pessoa, guarda a condição de cidade histórica, com raízes plantadas nos Séculos XVII e XVIII. A distribuição de suas casas, na várzea do Rio Paraíba, traduz o critério organizacional das antigas cidades: a cidade estende-se basicamente, entre a Igreja e a Casa de Câmara e Cadeia, ou seja, entre Deus e a Lei.
Pilar se destaca entre as poucas existentes no interior da Paraíba, como uma cidade com raízes culturais muito fortes ligadas à História deste estado, com ações em favor da sua vocação turística, marco vivo de épocas significativas para a história política, econômica, social, cultural e religiosa, não apenas da Paraíba, mas do próprio país. O potencial histórico, cultural e turístico do ambiente é indiscutível. Foi o cenário do “mundo” de José Lins do Rego.
Nesta cidade é possível viajar no tempo dos engenhos, que fizeram encravar o período da civilização açucareira; ver de perto o cenário do Engenho Corredor, o fictício Engenho Santa Rosa dos romances de José Lins do Rego, e a própria cidade de Pilar que serviu de palco para os principais livros do chamado ciclo da cana de açúcar do escritor José Lins do Rego.
Além dos engenhos, atrativos com relevante valor histórico, cultural e literário, a cidade de Pilar oferece pelo menos dezesseis locais para visitação, fazendo-a receber turistas, pesquisadores e estudantes de vários recantos deste Estado, deste país e até de outros países, sensibilizados com os romances de Zé Lins.
Aqui, o turista é envolvido pela excelente gastronomia, entre outros, a galinha de capoeira à cabidela, buchada, picado de bode e de porco, mungunzá, peixe de água doce ao molho de coco. Mas se o turista preferir pratos leves pode-se optar pelos alimentos preparados com farinha de mandioca ou de milho. Entre eles, a tapioca com queijo, coco-seco e leite de coco, e o doce de batata doce etc. Há também tradição em pamonhas, canjicas, bolos, pés-de-moleque, beiju de mandioca feito na palha da bananeira e o doce de batata doce.
Em Pilar o artesanato revela tradições. As paisagens, os monumentos e prédios da cidade são traduzidos por mãos habilidosas para a casca do cajá. As nossas fuxiqueiras desenvolvem seu fuxico com um diferencial. Ainda é possível encontramos uma diversidade de artesanatos entre eles trançados (cestas, porta-revistas, chapéus, ventarolas, balaios, peneiras, bolsas, dentre outros), cestarias, panela de barro, rede de pesca, jereré, crochê, tricô, pintura em porcelana e em tela, cerâmicas (potes, moringas, bules, tigelas, travessas, prato, panelas) etc.
Durante as suas festas mais significativas, a cidade se enche de visitantes interessados em se divertir à vontade nesta cidade tranqüila e muito hospitaleira.
A cidade de Pilar oferece os seguintes atrativos turísticos para visitação, de certa forma ligados à obra e vida do Escritor José Lins do Rego ou eternizados na história cultural, econômica, religiosa e social deste município tão promissor turisticamente: Engenho Corredor, Igreja Matriz de Nossa Senhora Del Pilar, Casa de Câmara e Cadeia, Casa da Tia Naninha, Alto de Nossa Senhora da Conceição, Sobrado do Comendador Quincas Napoleão, Casa dos Jesuítas, Praça José Lins do Rego, Rio Paraíba, Ponte Escritor José Lins do Rego, Estação Ferroviária, Casa dos Tropeiros, Trilha do Ouro e Remanescente dos Índios Cariris, Fazenda Recreio. Fazenda Independência, Trilha da Samambaia e a Capelinha Divina Santa Cruz.
Hoje, a nossa pequena Pilar, completa 251 anos de Emancipação Política. Muitos anos de trabalho, dedicação e dignidade do seu povo, que clama por uma justo destaque entre as grandes cidades paraibanas.

PARABÉNS MINHA PILAR!

O Jornal "O NORTE" na edição desta segunda-feira fez uma bonita reportagem sobre a nossa querida Pilar. Vale a pena conferir no site do jornal:

http://www.jornalonorte.com.br/2009/09/14/diaadia3_0.php

domingo, 13 de setembro de 2009

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA GRANDE DESFILE CÍVICO


Ainda em alusão aos 251 anos de Emancipação Política as onze escolas do município de Pilar, incluindo um pelotão do exército brasileiro, desfilaram pelas principais ruas de Pilar neste domingo, acompanhados por diversas bandas marciais de cidades vizinhas.
Cada escola trazia um tema: cultura, esportes, cidadania, ação social, saúde,homenagens aos filhos ilustres, agradecimentos à prefeita, etc.

Agradecemos a todos também que, direto ou indiretamente contribuíram para realizaram deste belíssimo evento.

PARABÉNS!

REINAUGURAÇÃO DA PRAÇA JOSÉ LINS DO REGO


O Governo da Reconstrução e da Cidadania numa belíssima solenidade realizada ontem entregou à população totalmente restaurada a Praça José Lins do Rego (antiga Praça João Pessoa). Compareceram à solenidade muitas autoridades políticas, entre elas, o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho, o Deputado Federal Luiz Couto, o deputado estadual Aguinaldo Ribeiro, o prefeito de Juripiranga Tom Maroja, a prefeita Virgínia, vice-prefeita Fátima, o presidente da câmara de Pilar, Pontual, secretários e secretários executivos muncipais, o poeta Antonio Costa, o escritor José Augusto de Brito, entre outras autoridades, e uma grande multidão.
Ao som do Hino Municipal, cantado pelo autor da música do hino José Cosmo, acompanhado pelo som de violinos, foi descerrada a placa da belíssima praça.
Obrigado, Virgínia!

sábado, 12 de setembro de 2009

CAVALGADA ECO-CULTURAL











Ainda em alusão aos 251 anos de Emancipação Política de Pilar foi realizada hoje a Cavalgada Eco-Cultural, novidade para os pilarenses, já que está ficou registrada como a primeira cavalgada organizada na cidade. Muitos cavaleiros e amazonas compareceram ao evento, entre eles, a prefeita Virgínia e a filha Sílvia Ribeiro. Acompanharam também a cavalgada, a Chefe de Gabinete Rose, o secretário de saúde Josemar, o secretário executivo de cultura Lúcimário Augusto, que deu uma de cicerone, além de um aboiador, que deu um clima de rural, de cavalgada.
A Cavalgada saiu do Engenho Recreio (residência da prefeita),onde foi servido um café da manhã a todos os presentes. De lá seguiram pelo rio Paraíba até a Casa de Tropeiros, Alto de Nossa Senhora da Conceição, Casa de Câmara e Cadeia (museu), principais ruas da cidade, Engenho Corredor, Serventia, finalizando na Casa de Câmara e Cadeia.

Parabéns ao Secretário Executivo de Turismo Augusto Brito!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SECRETARIA EXECUTIVA DE CULTURA ENTREGA PRÊMIOS DO PROJETO DE LEITURA "PILAR - CONHECER PARA AMAR!"



Foram entregues nesta manhã, medalhas, certificados e trofeus para os alunos e alunas vencedore(a)s do Prêmio de Leitura "Pilar, Conhecer para Amar" desenvolvido pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte, através da Secretaria Executiva de Cultura. Na oportunidade estavam presentes a Vice_Prefeita Fátima Coutinho, o Pe Gilvan Torres, Vereador Rivaldo Ramos,Pr. Linaldo Guerra, o Secretário Executivo de Cultura Lucimário Augusto, Tecnicos da Secretaria, Diretoras das Escolas Municipais, Professoras, aluno(a)s das escolas do município. Na oportunidade a Vice-Prefeita Fátima Coutinho sugeriu que os trabalhos literários fossem organizados em um livro, o que foi recebido com muito carinho pelos presentes e o Secretário pr. Linaldo se comprometeu na edição.

SOBRE O PROJETO:

O projeto de leitura “Pilar – Conhecer para amar!” é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação de Pilar - PB e Secretaria Executiva Municipal de Cultura.

O Projeto é um estímulo à leitura através da fabulosa história da cidade de Pilar, mundo de José Lins do Rego, e que certamente envolve o aluno neste mundo dos engenhos, aumentando assim o interesse pela suas raízes.
O projeto é destinado às escolas públicas municipais da cidade de Pilar e tem como objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura da história de Pilar desde o início das etapas de escolaridade, por outro lado, envolver o nosso alunado na história da cidade de Pilar, desenvolvendo hábitos de leitura para a formação de bons leitores; ler pelo prazer de ler para transformar e entender e contextualizar o mundo em que vive, tendo como ponto de partida a cidade de Pilar; despertar o senso crítico e analítico no meio em que vive e valorizar o município de Pilar marco vivo de épocas significativas na História da Paraíba e como palco das principais obras linsdoregueana.
O projeto envolveu a leitura, discussão dos temas, criação de textos, confecção de maquetes a partir de uma obra do Profº Lucimário Augusto da Silva, “Pilar da Aldeia Cariri aos Nossos Dias” a partir do 4º ano, estendendo-se ao 9º ano do ensino fundamental. A idéia foi atrair todos os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua escola.
O projeto foi desenvolvido em todas as escolas municipais deste município. Cada aluno da unidade escolar recebeu como doação, 01 exemplar da obra de Lucimário Augusto. Junto com os livros, a escola também ofereceu material didático (folhas diversas para redação e questionários, isopor, cola, emborrachados, etc.) para aplicação do projeto em sala de aula.
O Projeto “Pilar - Conhecer para amar” ofereceu as seguintes atividades:

1. REDAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Tema propostos:
1 – A participação de Pilar na História da Paraíba;
2 – Engenho Corredor, por que preservar?
Clientela: 5º ano ao 9º ano do ensino fundamental.

2. POESIA: (RECITAL DE POESIA)
Tema proposto: Nossos Filhos Ilustres.
Clientela: 6º ao 7º ano do ensino fundamental.
3. MAQUETE
Tema proposto:
1 – Pilar – Pontos Turísticos;
2 – Patrimônio Histórico de Pilar;
Clientela: alunos do 7º ao 8º ano do ensino fundamental.

4. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Tema proposto: Pilar, sua História e sua Gente.
Clientela: 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

5. ARTESANATO
Tema proposto: Artesanato Local.
Clientela: alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental.

6. LITERATURA DE CORDEL
Tema proposto: Pilar, sua História e sua Gente!
Clientela: 9º ano do ensino fundamental.

7. ARTE E COLAGEM
Tema proposto: Engenho Corredor.
Clientela: 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Foram conferidos prêmios aos alunos das séries participantes, com direito à premiação, assim discriminada:
1º lugar: Fan Tur em Recife, e diploma de participação;

2º lugar: Troféu e diploma de participação;

3º lugar: Medalha e diploma de participação.

ALUNOS VENCEDORES:
1. Modalidade: Produção de texto
Temas: Engenho Corredor, por que preservar?
A participação de Pilar na História da Paraíba.

1º Lugar: Lidiane Firmino Dantas – aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

2º Lugar: Laise Regina Domingos – aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

3º Lugar: Scarlathy Horrana Pereira de Brito Lins – aluna do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

2. Modalidade: História em Quadrinhos
Tema: Pilar, sua história e sua gente

1º Lugar: Antonio Carlos de Melo Neto – aluna do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

2º Lugar: Suéliton Alves de Brito – aluna do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

3º Lugar: Adriano Amaro da Silva – aluna do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Augusto Mousinho de Brito.

3. Modalidade: Arte e Colagem
Tema: Engenho Corredor

1º Lugar: Anderson Batista Gomes – aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Augusto Mousinho de Brito.

4. Modalidade: Artesanato
Tema: Artesanato local

1º Lugar: Jobson de Lima Marinho
– aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

2º Lugar: Valéria Dias Nunes – aluna do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

3º Lugar: José Milton Pereira Nunes – aluna do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínio Veloso Borges.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PREFEITURA INAUGURA ÁREA DE COOPER


Hoje pela manhã foi inaugurada a área de cooper, sonho antigo dos pilarenses. Na oportunidades estiveram presentes ao evento o Deputado Estadual Aguinaldo Ribeiro, a prefeita de Campina Grande Daniella Ribeiro, a prefeita Virgínia, vereadores, secretários e secretários executivos municipais, outras autoridades e uma grande multidão.

ATIVIDADES DESTA SEGUNDA-FEIRA EM ALUSÃO ÁS COMEMORAÇÕES AOS 251 ANOS DE PILAR

Nesta manhã, pelas 7h00, com saída de frente ao Prédio da Secretaria da Saúde, teve reinicio as atividades em comemoração aos duzentos e cinqüenta e um anos de emancipação política da cidade de Pilar. Com a presença da Prefeita Virginia, os secretários municipais, vereadores, e grande numero de munícipes, teve inicio a "Caminha da Reconstrução", com destino a Casa Grande do Engenho Corredor, que neste dia parecia mais belo. Todo o percurso esta marcado com placas indicativas para orientação aos que praticam o "cooper". O Deputado Aguinaldo Ribeiro e a Vereadora Danyella também estiveram presentes na Caminhada. Após a Caminhada, foram visitadas várias obras que serão inauguradas ainda esta semana. Com a abertura do FUTSAL MASTER no Ginásio Poliesportivo,a Vice_Prefeita Fátima apresentou o fardamento das crianças do Programa Bom de Nota/ Bom de Bola, concluindo as atividades da manhã.

domingo, 6 de setembro de 2009

ABERTURA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES AOS 215 ANOS EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PILAR

Em solenidade presidida pela Prefeita Virginia Velloso, no espaço enfrente a Câmara Municipal, teve inicio as festividades civico-militar alusivas as comemorações do Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil e Emancipação Politica do nosso município. A solenidade contou com a presença dos vereadores, secretários municipais, e demais autoridades. O hasteamento das bandeiras foram procedidas pela Prefeita Virginia, Bandeira brasileira, Vereador Pontual, Bandeira paraibana e o Pastor Linaldo Guerra a Bandeira pilarense. Logo após os presentes se dirigiram a Capela Nossa Senhora do Pilar para participarem de Missa em Ação de Graças. A noite haverá Culto em Ações de Graças na Igreja Batista do Pilar.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DA FESTA EM ALUSÃO AOS 251 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PILAR-PB



Para comemorar os 251 anos de Emancipação Política de Pilar, a Prefeitura do Povo promove o maior evento de todos os tempos: Seis dias de festa em homenagem à terra de José Lins do Rego com cavalgada, maratona, campeonato de futsal, futebol de campo, handebol, beach soccer, taekendow, vôlei e entrega de prêmio cultural.
E na Praça do Povo, nossa gente vai comemorar com os shows das bandas: Forrozão Pangaré, Timbala, Kartucho e Márcia Lima.
Será um final de semana inteiro para Pilar festejar os seus 251 anos de Emancipação Política com atividades espotivas, culturais, gastronômicas e inaugurações.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

251 anos de Emancipação Municipal de Pilar - PB
(06 a 13 de Setembro de 2009)


PROGRAMAÇÃO

DIA 06/09 (DOMINGO)

07:00h – Hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal

08:30h – Missa (Salão Paroquial)


DIA 07/09 (SEGUNDA-FEIRA)

07:00 - Inauguração da Área de Cooper/Café da manhã

09:00 – Abertura do Futsal Master (Veteranos) acima de 35 anos.
Local: Ginásio Poliesportivo

- Forró Pé-de-Serra (Passarela do Ginásio)


DIA 08/09 (TERÇA-FEIRA)


09:00h – Audiência Pública de Cultura
Local: Câmara Municipal de Pilar - PB


DIA 09/09 (QUARTA-FEIRA)

18:00h - Torneio Futsal Infantil
- Local: Ginásio Poliesportivo Municipal.

21:00h – Decisão da 2ª Divisão de Futsal
- Local: Ginásio Poliesportivo



DIA 10/09 (QUINTA-FEIRA)

19:00h – Apresentação de Taekwondô
Local: Ginásio Poliesportivo

DIA 11/09 (SEXTA-FEIRA)

09:00h - Entrega do Prêmio “Pilar – Conhecer para Amar”
- Local: Fundação Menino de Engenho

11:00h – Mostra de vídeos sobre José Lins do Rego
- Local: Fundação Menino de Engenho

20:00h – Seleção Paraibana de Futsal Adulta X Seleção de Pilar
Local: Ginásio Poliesportivo

DIA 12/09 (SÁBADO)

07:00h - Cavalgada Eco-cultural.
Local: Saída do Parque Recreio

20:00h – Solenidade de Inauguração de obras:
1 - Inauguração da escadaria de acesso ao Conjunto Maria Isaura
2 - Inauguração da Arena Poliesportiva
3 - Entrega da restauração do prédio da Fundação Menino de Engenho
4 - Inauguração da nova praça José Lins do Rego

Apresentação do Hino Municipal (Voz de José Cosmo com arranjos de violino de Rafaela e Miriam)

23:00h – Shows musicais com a Banda Forrozão Pangaré e Banda Tribala.

DIA 13/09 (DOMINGO)

08:00h – I Maratona Cross Coutry Aguinaldo Veloso Borges

09:00h - Participação do Bate Lata (João Pessoa), com a caminhada dos garis uniformizados para plantar árvore no lixão.

10:00 – Salto de Paraquedismo
Local: Praça do Povo

11:00 – Abertura da Copa Paraíba de Beach Soccer
Local: Arena de Futebol de Areia.

11:00h - Feijoada da Cidade (Igreja Católica)

14:00h - Desfile Cívico
(Centro da cidade)

23:00h – Shows musicais com a Banda Kartuxo e Márcia Lima.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PREFEITURA INICIA PROJETO DE PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

A Prefeitura de Pilar hoje deu mais um passo na reconstrução desta cidade. Com a demolição de uma obra paralisada há mais de vinte anos, onde localizava-se o antigo prédio do Pavilhão Central, teve início a execução do Projeto da Praça de Alimentação, obra esperada pelos pilarenses, principalmente os microempresários deste setor.
A prefeita Virgínia Velloso se comprometeu em organizar o referido espaço, tendo em vista uma melhor qualidade nos serviços disponibilizados nesta área comercial.
Muitos populares assistiram à demolição da ociosa obra, que há muito vinha descaracterizando o Centro Histórico da nossa querida Pilar.
É bom lembrar que, em apenas oito meses de governo, a prefeita vem transformando este município num verdadeiro canteiro de obras.

Obrigado, Virgínia!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

SEMANA DE SAÚDE BUCAL

A Secretaria de Saúde realiza nos dias 11 a 13 de agosto, no horário de 08 às 16h no Ginásio Poliesportivo de Pilar, a Semana de Saúde Bucal.
A Semana tem como tema: Salvando o doente e buscando saúde. Lema: A saúde começa pela boca.

Programação:

Alto exame na preservação do câncer bucal;
Aplicação de flúor;
Técnica de escovação;
Dramatização;
Distribuição de folders;
Palestras.

domingo, 9 de agosto de 2009

Secretaria da Educação e Secretaria Executiva de Cultura participa do Seminário Diversidade Cultural




A Prefeitura Municipal de Pilar se fez presente ao 2º Seminário Diversidade Cultural realizado nos últimos dias 07 e 08, na cidade de Sousa, sertão da Paraíba, representada pelos Secretário de Educação Linaldo Guerra e do Secretário Executivo de Cultura Lucimário Augusto.
O Encontro teve como objetivo divulgar e debater a Convenção Sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela UNESCO em 2005 e que conta com a adesão, atualmente, de 98 países, incluindo o Brasil.

Durante os dois dias do evento foram também discutidas políticas públicas de cultura, destinada especificamente para o Nordeste do Brasil, tendo como foco o semiárido nordestino.

Mais detalhes no site: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/