sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

14 minutos de fogos para receber 2011



Na passagem de 2010 para 2011, as pessoas que estiverem na cidade de Pilar poderão presenciar uma queima de fogos com duração de aproximadamente 14 minutos.
Para prefeita Virgínia Velloso este ano o público vai poder conferir um grande espetáculo: “Teremos o dobro de fogos para o mesmo tempo de queima do ano anterior. Isso significa que o show no céu da cidade de José Lins do Rego vai ser muito mais emocionante, colorido e iluminado”.
A festa da virada aqui em Pilar será animada com a prata da casa Banda Forró de Peso e Forró da Xeta, de João Pessoa.
E que venha 2011!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

HOJE APRESENTAÇÃO DO AUTO DE NATAL "JESUS SE FAZ PRESENTE NA HISTÓRIA DOS HOMENS"



A partir de hoje será encenado pelo segundo ano, o Auto de Natal “Jesus se faz presente na história dos homens”, a partir das 20 horas, em frente à Casa de Câmara e Cadeia (Museu).
O evento do Auto de Natal conta com a participação de 80 componentes envolvendo música, expressão corporal, fogos de artifício e muita espiritualidade cristã, com a participação das crianças das escolas municipais, artistas da terra, coral da Primeira Igreja Batista de Pilar, violonistas convidados da capital, Grupo da Melhor Idade Alegria de Viver da Secretaria Municipal de  Ação Social.
O Auto de Natal tem como idealizadora a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e direção geral de Cesar Augusto (Diretora de Departamento de Educação Municipal de Pilar-PB).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ABERTOS OS JOGOS ESCOLARES MUNICIPAL

Com grande emoção e entusiasmo foram abertos, nesta tarde, os JOGOS ESCOLARES MUNICIPAL. Contando com a presença de professores, tecnicos, diretores, auxiliares de serviços, vigilantes e o alunado. Os Jogos estaram acontecendo de 23 a 26 de Novembro nas dependencias do Ginário Poliesportivo Municipal. A presença das escolas rurais deu um colorido todo especial a festa de abertura, com o desfile das escolas e a participação especial do Colégio Estadual José Lins do Rego, que abrilhantou a abertura. Convidados a toda(o)s para estarem presentes durante toda semana e torcendo pelos atletas nas diversas modalidades esportivas, olimpicas e não olimpicas.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PILAR PRESENTEIA A BIBLIOTECA DO MUSEU IMPERIAL

Em visita no dia de ontem, 9 de novembro, ao Museu Imperial, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, pr. Linaldo de Souza Guerra, conversou sobre a possibilidade de agendamento de uma visita da Exposição "O Imperador Viajante" a cidade de Pilar no próximo ano. SMI Dom Pedro II, visitou a cidade de Pilar, nos dias 25 e 26 de dezembro de 1859, este ano comemoraremos 151 anos de sua visita e, planejamos para o próximo ano atividades culturais que celebrem a visita do Imperador.

À Biblioteca do Museu Imperial foram oferecidos dois exemplares do livro do prof. Lucimário Augusto da Silva, "Pilar da Aldeia Cariri aos nossos dias (1758-2007), em nome do povo de Pilar. Registramos o momento da entrega a Sra. Lucia Costa. Na ocasião o Diretor do Museu prof. Maurício Vicente Ferreira Junior se encontrava em viagem de trabalho.

Para conhecer mais sobre o Museu Imperial, visite o sitio: http://www.museuimperial.gov.br/portal/

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

I JOGOS INTERNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Nos dias 23 a 29 de novembro próximo, acontecerá os Jogos Internos das Escolas Municipais. A Abertura Oficial será no dia 19 de novembro pelas 14h30min. Os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo municipal.

São objetivos dos jogos: I - Promover o desporto educacional, através de eventos que envolvam várias modalidades esportivas, dando oportunidade da participação a um maior número de alunos, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e
formativos na Cidade de Pilar – PB. II - Congregar os alunos das Escolas Municipais de Pilar, propiciando o estímulo recíproco, intercâmbio Social, a vivência e reflexo sobre os aspectos do esporte, contribuindo para situar a escola como Centro Cultural, Desportivo e Formativo da comunidade. III - Propiciar a oportunidade para o surgimento de novos talentos esportivos, sem
perder de vista os valores educacionais dos jogos.

São objetivos do Espirito Olimpico: "aderir a uma aspiração de harmonia, cultura e paz universais, numa permanente busca da concretização de uma utopia, na crença na capacidade humana de construir o ideal. Sem esquecer, pois, a importância da presença de um ideal messiânico, estamos a celebrar o homem na dimensão de promotor da paz e do progresso, na sua capacidade de realizar e de sonhar, e de sonhar até com ideais de glória. Estas vertentes de exaltação da capacidade humana têm fortes raízes na cultura greco-latina.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA HOMENAGEIA PROFESSORES


A Secretaria de Educação e Cultura numa singela solenidade homenageou nesta manhã todos os professores da rede municipal de ensino.  Participaram do evento a prefeita Virgínia Veloso, a vice-prefeita Fátima Coutinho,  o Secretário da Educação Pastor Linaldo de Souza Guerra, o Secretário Executivo de Cultura professor Lucimário Augusto, o Secretário de Ação Social Murilo Barbosa, o Diretor do Departameto de Educação César Augusto, a Equipe Técnica da Secretaria, auxiliares, convidados e vários docentes municipais. Houve sorteio de brindes e apresentação de vídeos temáticos. No final foi servido um almoço a todos os presentes.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PILARENSES COMEMORAM EM GRANDE ESTILO O DIA DAS CRIANÇAS



A prefeitura inovou mais uma vez presenteando os pilarenses com a comemoração em grande estilo ao Dia das Crianças neste 12 de outubro. A festa contou com a participação da prefeita Virgínia Velloso, da Vice-prefeita Fátima Coutinho, de vereadores, dos Secretários Municipais,  de muita gente e claro, de muitas crianças  de todos os recantos deste município, da zona urbana e da zona rural.
Foi uma tarde muito animada que contou com apresentação de palhaços, quebra-panela, muitas brincadeiras , além da distribuição de algodão doce, pipocas, doces, cachorros-quentes e muito mais, totalmente de graça para a criançada.
Foi uma festa muito animada e feliz e isso era visto em cada criança e em cada pessoa que se fez presente à Praça João José Maroja.
A comemoração se estendeu até o início da noite com a apresentação de cinema de graça, excepcionalmente com temas infantis, oferecido pelo Cine Clube Zé Ribeiro, na Fundação Menino de Engenho.









Obrigado prefeita!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SECRETÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO DE PROJETOS CULTURAIS EM SOUSA-PB

O Secretário da Educação, Cultura e Esportes Linaldo de Souza Guerra e o Secretário Executivo de Cultura Lucimário Augusto participam de 05 a 07 do corrente mês, do Curso de Projetos Culturais na cidade sertaneja de Sousa, promovido pelo Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas.



A oficina presencial em Sousa terá carga horária de 26 horas e será conduzida por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Enquanto no curso de nivelamento foram apresentados os conteúdos básicos do campo da cultura, tais como política e gestão cultural, entre outros, na oficina, serão trabalhados, de forma prática, os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural. No segundo dia, haverá ainda uma palestra de Direito Autoral e uma sobre o desafio de viabilizar projetos culturais, ministrada pelo consultor do Instituto Itaú Cultural (IC), Rogério Carnasciali.
Os aprovados na oficina presencial poderão dar continuidade à formação participando da 3ª etapa (avançada), destinada ao aprofundamento dos conteúdos trabalhados nas fases anteriores. Esta será realizada à distância e constará das seguintes disciplinas: Política e Gestão Cultural, Economia da Cultura, Direito Autoral, Projetos Culturais e Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PILAR É CENÁRIO DO FILME "FOGO MORTO" EM 1976



 Baseado na obra Fogo Morto de José Lins do Rego, o longa-metragem que leva o mesmo nome do romance de Lins do Rego foi filmado em 1976 e teve como cenário principal a cidade de Pilar. Produtor: Miguel Borges. Diretor: Marcos Faria. Roteiristas: Marcos Faria e Salim Miguel. Principais papéis: Ângela Leal (Dona Amélia), Rafael de Oliveira (Papa-Rabo), Otton Bastos (Coronel Lula), Jofre Soares (Mestre Zé Amaro), Rodolfo Arena (Cego Torquato), Fernando Peixoto (Antonio Silvino), Procópio Mariano (Passarinho), Mary Neubauer (Marta) e W. S. Solha (Tenente Maurício).

Considerada pelos críticos como a obra-prima de José Lins do Rego, Fogo Morto, síntese de todo o ciclo da Cana de Açúcar, considerado pela crítica como sua obra mais importante, onde se inspira no Capitão Vitorino, comprando-o como D. Quixote sertanejo dos nossos dias. A perspectiva memorialista, que predominara nos primeiros romances, é dissolvida em detrimento de uma concepção totalizante da sociedade açucareira. Os conflitos individuais se expandem, tornando-se mais variados e profundos em relação às obras anteriores. Considerado a obra-prima de José Lins do Rego. Mário de Andrade chegou a exclamar "E que obra-prima Fogo Morto"!  Otto Maria Carpeaux afirmava com sua autoridade, feita de saber científico, que com esse livro o conjunto da obra de José Lins do Rego passava a constituir “um fato de história literária”. E oferecia Carpeaux um perfil definitivo do autor e da sua obra: “São os seus romances um grande monumento. Os historiadores do futuro aproveitar-se-ão desse documento para reconstituir todo um mundo. Essa obra não morre tão cedo. É eternamente jovem, como o povo; é eternamente triste, como o povo.”

PILAR É CENÁRIO DO FILME "FOGO MORTO"(1976) - RIO PARAÍBA

PILAR É CENÁRIO DO FILME "FOGO MORTO" (1976) - INVASÃO AO SOBRADO DO COMENDADOR

PILAR É CENÁRIO DO FILME "FOGO MORTO"(1976) - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

PILAR É CENÁRIO DO FILME "FOGO MORTO"(1976) - CASA DE CÂMARA E CADEIA




sábado, 25 de setembro de 2010

PILAR SE DESTACA ULTRAPASSANDO METAS DO IDEB

Queremos parabenizar a nossa Prefeita Virginia Velloso Borges, e a toda(o)s os profissionais que fazem a educação em nosso município. No dia de ontem, 24 de setembro, o Secretário da Educação Linaldo de Souza Guerra teve a oportunidade de representar o nosso municipio no II Forum da UNDIME-PB, na cidade de Campina Grande, e na ocasião o nosso municipio foi destaque por ter ultrapassado as metas do IDEB em 2009.

Esta conquista é resultado de um trabalho colaborativo, participativo e realizado com muito amor. Parabens! Você tecnico da Secretaria de Educação, Diretora(e)s, professores, pessoal de apoio, auxiliares de serviço, merendeiras, vigilantes, pais e responsaveis pelos alunos, e você aluna(o) da Rede Municipal de ensino.

Vamos em frente! Juntos pela educação de qualidade para toda(o)s.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO DA PB-48

Foi assinada hoje pelo representante do Governador do Estado e auxiliares, prefeita de Pilar Virgínia Velloso Borges e lideranças municipais, a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da PB-48 que liga Pilar à Juripiranga e Itabaiana à Pilar. A obra beneficiará os municípios adjacentes, além de interligar os estados do Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

HOJE EM CARTAZ NO CINE CLUBE ZÉ RIBEIRO, IMPERDÍVEL!

domingo, 19 de setembro de 2010

PREFEITA REINAUGURA A PRAÇA 31 DE MARÇO

Ontem, a prefeita de Pilar Virgínia Velloso honrou o slogan da administração "Reconstrução e Cidadania" entregando à população mais uma obra que há muito tempo era clamada pelos municípes: a praça 31 de Março, que foi inteiramente reformada, e está de cara nova.
Muitos compareceram ao evento, entre eles, a prefeita Virgínia Velloso, a vice-prefeita Fátima Coutinho, o presidente da Câmara Municipal Pontual, os vereadores Janilson, Gabriel, Rodolfo, e Rivaldo Ramos; os secretários municipais e auxiliares do governo e uma grande multidão, que agradeceram à prefeita por mais essa grande realização, que era um sonho dos moradores, realizado no "Governo da Reconstrução e Cidadania."

sábado, 18 de setembro de 2010

PILAR É CENÁRIO DO FILME "SOLEDADE"(1976) - TREM E CASA DE CÂMARA E CADEIA



O trem e a Casa de Câmara de Pilar é cenário do filme "Soledade", adaptação do consagrado livro "A Bagaceira", de José Américo de Almeida. O filme narra o conflito de pai e filho pelo reinado num canavial da Paraíba. O filho (Ney Sant´Anna) quer industrializar o engenho, enquanto o pai (Jofre Soares) resiste ao progresso. Mas a situação se conturba quando ambos se apaixonam pela provocante Soledade (Rejane Medeiros), retirante da seca que chega ao engenho, acompanhada de seus familiares. Além de Ney Sant´Anna e Jofre Soares, o elenco conta com as presenças de Nelson Xavier, Mauricio do Valle, Roberto Bonfim, Emmanuel Cavalcanti, Carlos Kroeber, Rosa Maria Penna, Maria Ribeiro, José Marinho, Waldemar Solha, Sávio Rolim, José Freire, Edgar Salles, além da participação de pilarenses: Santino, José Maria (Zezinho de Ana), Seu Euclides, Toinho de Bica, João Lins, José Ribeiro, Seu Biu Doutor, Guilherme Macedo entre outros.

PILAR(PB) -- CENÁRIO DO FILME "SOLEDADE" (1976) -- PRAÇA JOÃO PESSOA



Em 1976, a Praça José Lins do Rego, Centro da cidade de Pilar-PB, foi cenário do filme "Soledade", adaptação do consagrado livro "A Bagaceira", de José Américo de Almeida.

Obrigado prefeita Virgínia Velloso pelo evento dos 252 anos de Emancipação Política!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PILAR É CENÁRIO DO FILME SOLEDADE EM 1976


 
Em 1976, Pilar foi cenário do filme “Soledade”, adaptação do consagrado livro “A Bagaceira”, de José Américo de Almeida. O filme narra o conflito de pai e filho pelo reinado num canavial da Paraíba. O filho (Ney Sant´Anna) quer industrializar o engenho, enquanto o pai (Jofre Soares) resiste ao progresso. Mas a situação se conturba quando ambos se apaixonam pela provocante Soledade (Rejane Medeiros), retirante da seca que chega ao engenho, acompanhada de seus familiares. Além de Ney Sant´Anna e Jofre Soares, o elenco conta com as presenças de Nelson Xavier, Mauricio do Valle, Roberto Bonfim, Emmanuel Cavalcanti, Carlos Kroeber, Rosa Maria Penna, Maria Ribeiro, José Marinho, Waldemar Solha, Sávio Rolim, José Freire, Edgar Salles, além da participação de moradores locais: Santino, José Maria (Zezinho de Ana), Seu Euclides, Toinho de Bica, João Lins, José Ribeiro, Seu Biu Doutor, Guilherme Macedo entre outros.

O filme “Soledade” ganhou os prêmios de melhor fotografia, com o trabalho de Fernando Duarte, e de melhor trilha sonora, composta por Guerra Peixe, no Festival de Brasília em 1976.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

PARABÉNS MINHA QUERIDA PILAR!

                 Tradicionalmente, temos tido o 14 de setembro de como sendo o aniversário de Pilar. Assim como o ato de lembrar é uma forma de reconhecimento, a rememoração da emancipação política da nossa cidade é uma oportunidade para avaliar a importância desse acontecimento. Pilar vive os 252 de Emancipação Política. Sua fundação perde-se na história, mas a origem de tudo deu-se ao desenvolvimento econômico da Paraíba em vista da produção açucareira que lhe trouxe um grande prestígio em virtude dos inúmeros engenhos distribuídos pelas várzeas e baixios do território, passando a ser reconhecida no cenário paraibano como a primeira vila, período que deu a Pilar um referencial histórico, hoje é uma cidade sem muito destaque dependente apenas de um período remoto para ser lembrada, diante desse contexto não podemos deixar de amadurecer as idéias que estabeleçam condições específicas capaz de gerar um resgate  digno e merecedor da ascensão de uma história que inspirou tantos filhos para documentar a trajetória da querida Pilar, filhos estes que tanto quanto os que realmente ainda travam lutam pela dignidade de Pilar morreram acalentando sonhos de uma pilar com mais dignidade, elemento indispensável à cidadania. Não é possível reunir em uma homenagem tantos fatos que envolvem a trajetória histórica da nossa singela Pilar, mas nos dar a oportunidade de evocar o registro do decreto da Carta Régia assinada por D. Maria I rainha de Portugal em 14 de setembro de 1758 elevando o povoado, hoje Pilar a categoria de Vila, sendo batizada como Vila do Pilar dos cariris Baixo,  o que requer de nós  reflexões sobre a nossa evolução política, cultural, social, econômica nos convocando a uma responsabilidade coletiva na edificação de uma realidade adaptada a uma visão integral na especificidade da formação social. A nossa história está fundamentada também no aspecto religioso, a presença dos missionários liderados pelo Padre Antônio Maria de Modena,  incumbidos de edificar  os alicerces  da fé católica para catequizar os índios, projeto dos colonizadores. Esses missionários fundam um colégio o qual é nomeado como Convento de Nossa Senhora Del Pilar, em homenagem a Padroeira espanhola, a imagem dessa santa e  São Fidélis trazidos da Espanha  torna-se para Pilar, o símbolo da fé católica e  reconhecida como padroeira. Mediante ao contexto histórico Pilar dá berço em 01 de junho de 1901 a um dos maiores escritores da literatura brasileira, José Lins do Rego Cavalcante.
Pilar se destaca entre as poucas existentes no interior da Paraíba, como uma cidade com raízes culturais muito fortes ligadas à História deste estado, com ações em favor da sua vocação turística, marco vivo de épocas significativas para a história política, econômica, social, cultural e religiosa, não apenas da Paraíba, mas do próprio país.
Nesta cidade é possível viajar no tempo dos engenhos, que fizeram encravar o período da civilização açucareira; ver de perto o cenário do Engenho Corredor, o fictício Engenho Santa Rosa dos romances de José Lins do Rego, e a própria cidade de Pilar que serviu de palco para os principais livros do chamado ciclo da cana de açúcar do escritor José Lins do Rego.
Além dos engenhos, atrativos com relevante valor histórico, cultural e literário, a cidade de Pilar oferece pelo menos dezesseis locais para visitação, fazendo-a receber turistas, pesquisadores e estudantes de vários recantos deste Estado, deste país e até de outros países, sensibilizados com os romances de Zé Lins.
Aqui, o turista é envolvido pela excelente gastronomia, entre outros, a galinha de capoeira à cabidela, buchada, picado de bode e de porco, mungunzá, peixe de água doce ao molho de coco. Mas se o turista preferir pratos leves pode-se optar pelos alimentos preparados com farinha de mandioca ou de milho. Entre eles, a tapioca com queijo, coco-seco e leite de coco, e o doce de batata doce etc. Há também tradição em pamonhas, canjicas, bolos, pés-de-moleque, beiju de mandioca feito na palha da bananeira e o doce de batata doce.
Em Pilar o artesanato revela tradições. As paisagens, os monumentos e prédios da cidade são traduzidos por mãos habilidosas para a casca do cajá. As nossas fuxiqueiras desenvolvem seu fuxico com um diferencial. Ainda é possível encontramos uma diversidade de artesanatos entre eles trançados (cestas, porta-revistas, chapéus, ventarolas, balaios, peneiras, bolsas, dentre outros), cestarias, panela de barro, rede de pesca, jereré, crochê, tricô, pintura em porcelana e em tela, cerâmicas (potes, moringas, bules, tigelas, travessas, prato, panelas) etc.
Durante as suas festas mais significativas, a cidade se enche de visitantes interessados em se divertir à vontade nesta cidade tranqüila e muito hospitaleira.
Hoje, passados 252 da sua emancipação política Pilar se orgulha da sua gloriosa História, dos seus filhos ilustres, da sua religiosidade!*

PARABÉNS PILAR, ETERNA RIBEIRINHA!
QUE DEUS E NOSSA SENHORA DO PILAR DERRAME SUAS BÊNÇÃOS!
                  
                             * Colaboradores: Profª Maria das Graças Silva e Lucimário Augusto

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Terra de Zé Lins completa 252 anos de fundação

Pilar, município do Baixo Vale do Rio Paraíba inscrito entre os mais antigos do interior do Nordeste festeja os 252 anos de fundação, a serem completados no próximo dia 14.
Boa parte do mundo conhece aspectos de sua paisagem, costumes e histórias em razão da leitura de livros escritos pelo mais famoso de seus filhos, o romancista José Lins do Rego. São obras traduzidas para mais de dez idiomas, a partir de 1932, com o lançamento de “Menino de Engenho”, a primeira delas.
Atualmente, Pilar vive momentos de esperança decorrentes da notícia de que técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem procuram casa para alugar por período necessário à pavimentação de trechos até Juripiranga e Itabaiana e, ainda, da restauração (em fase final) da Casa Grande do Engenho Corredor, berço de José Lins. “Temos os pés agora mais firmes no futuro”, comenta o pilarense José Cabral.
A exemplo dos conterrâneos, ele está convicto de que ambas as providências poderão inscrever Pilar no roteiro do turismo nordestino. Também é o que pensa a prefeita Virgínia Velloso Borges empenhada em arrumar a cidade para esses novos tempos. Neste sábado, às 18 horas, ela entrega com banda de música e foguetório a Praça 31 de Março, ao cabo de reformas que incluíram iluminação, ajardinamento, calçadas e bancos novos.
Os mesmos cuidados já contemplaram, antes disso, a Praça José Lins do Rego, em cujo entorno fica a antiga Casa da Tia Naninha (referida pelo escritor em “Meus Verdes Anos”, o livro de memórias) e a Casa de Câmara e Cadeia, local onde o Imperador Dom Pedro II concedeu beija-mão à sociedade paraibana, em 1859.
A História – Conta-se que a existência de Pilar remonta a 1630 quando os holandeses ali já encontravam algumas fazendas de gado. Mas a povoação começaria, de fato, por volta de 1746 quando, descendo da Serra de Fagundes à frente de um grupo de missionários e índios cariris, ali aportava o jesuíta italiano Frei Antonio Maria de Modena. Logo erigiriam a igreja em estilo barroco simples, consagrando-a à Nossa senhora Del Pilar. Esta imagem e a de um São Fidélis, também dessa época, ainda podem ser ali encontradas.
Em 14 de setembro de 1758, d. Maria I, por meio de carta régia, elevava o povoado à condição de vila, providência sem dúvida justificada pelo prestígio da cultura canavieira que então se expandia.
Com presença significativa nos movimentos libertários do Século 19, Pilar tem entre seus filhos vulto da importância do Padre Antonio Pereira de Albuquerque, condenado à morte e inscrito na galeria de mártires da Revolução de 1817.
Também serviu de berço para Diogo Velho Cavalcante. Este último, responsável pela construção da Estrada de Ferro Conde d’Eu, dirigiu os Ministérios da Justiça, da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e, ainda, dos Estrangeiros. Além disso, também foi presidente das Províncias do Piauí, Ceará e Pernambuco, no período de 1859 a 1871.
Celebração - A festa dos 252 anos de Pilar prossegue desde o 7 de Setembro com alvoradas, missa e culto evangélicos, exibição gratuita de filmes no Cine Zé Ribeiro, apresentação de corais e grupos folclóricos, competições esportivas, seresta e, finalmente, shows em praça pública com bandas de forró, na noite deste sábado.
O programa do domingo inclui alvorada festiva às 6 horas com a Banda de Música da Polícia Militar, abertura às 8 horas do Torneio Início do Campeonato de Futebol Amador, a 25ª Maratona Aguinaldo Velloso Borges, também às 8 horas, desfile cívico estudantil às 14h30 e, a partir das 20 horas, shows com as bandas Mulher Chorona, Forró de Peso e Menina Chique.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA FESTA DOS 252 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PILAR

Dia 07/09 (terça feira)

06:00h - Alvorada.
07:00h – Hasteamento dos Pavilhões Nacional,Estadual e Municipal.
08:00h - Missa em Ação de Graças no Salão Paroquial
18:00h - Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista
20:00h - Cine Zé Ribeiro, na Praça João José Maroja, (Filme “SOLEDADE”).

Dia 08/09 (quarta feira)

17:00h - Coral da Juventude da Cidade de Mariana - MG
20:00h - Apresentação dos Grupos da Ação Social (PETI/Projovem), na Praça João  José Maroja.

Dia 09/09 (quinta feira)
09:00h - Apresentação do Grupo da FUNAD, no Espaço Social (Antigo Pilar Tenis  Club)
19:00h - Apresentação da Companhia Municipal de Ballet na Praça João José Maroja.
20:00h - Cine Zé Ribeiro, na Praça João José Maroja, (Filme “FOGO MORTO”).

    Dia 10/09 (sexta feira)

16:00h - Abertura da 1ª Feira de Artesanato Municipal, na Praça João José Maroja.
17:00h - Apresentação de Grupos Culturais do Município, na Praça João José Maroja.
17:30h -  Apresentação Cultural do Grupo de São Miguel de Taipú.
20:00h - No Ginásio de Esportes, Seleção de Pilar X Seleção Paraibana de Futsal.
22:00h- Seresta com o Grupo BLACK-TIE, na Praça João José Maroja

Dia 11/09 (sábado)

15:00h - Desfile Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, Peti, Secretaria de Ação Social. 
18:00h - Inauguração da Reforma da Praça 31 de Março.
23:00h - Shows com as Bandas Forró da Galega e Banda Flor da Pele, na Praça José Lins do Rêgo.

Dia 12/09 (domingo)

06:00h - Alvorada Festiva com a Banda da Polícia Militar da Paraíba.
08:00h – Torneio Início do Campeonato de Futebol Amador de Pilar, no Estádio de Futebol O Vieirão.
08:00h - XXV Maratona Aguinaldo Veloso Borges.
11:00h - Feijoada da Igreja Católica, no Ginásio de Esportes.
14:30h - Desfile Cívico.
20:00h - Shows com as Bandas Mulher Chorona, Forró de Peso e Banda Menina Chique, na Praça José Lins do Rêgo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PREFEITURA ENTREGA À POPULAÇÃO O CINE CLUBE ZÉ RIBEIRO


A Secretaria Executiva de Cultura, com apoio da Prefeitura e da Fundação Menino de Engenho, entregou hoje a Sala de cinema Zé Ribeiro à população pilarense. Muitas autoridades compareceram ao evento, entre eles, a prefeita Virgínia Velloso, o presidente da Câmara Municipal Wilton Pontual, o Secretário Executivo de Cultura Lucimário Augusto, o Secretário de Ação Social Murilo Barbosa, o Subsecretário da Educação César Augusto, a presidente da Fundação Menino de Engenho Iranildes Simões, professores, alunos e o povo em geral, além da família do Sr. José Ribeiro, para homenageá-lo, o ilustre cidadão, que tanto fez pela cultura desta cidade, no que se refere a Sétima Arte, o cinema.
Como parte da programação foi exibido o documentário "Engenho". Alguns presentes  emocionados deram grandes depoimentos sobre homenageado.

A sala funciona no 1º andar da Fundação Menino de Engenho (Museu) e exibirá filmes diariamente às quintas-feiras e em outras datas, quando convier.

A partir da próxima semana a sala estará aberta ao público. Para ter acesso à programação basta adquirir sua senha totalmente grátis, na Fundação Menino de Engenho.

E haja pipoca!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

EXIBIÇÃO INAUGURAL DO CINE CLUBE ZÉ RIBEIRO


Próxima quinta-feira dia 05, a Secretaria Executiva de Cultura dará início ao Projeto Cine Mais Cultura.  A sala de cinema que funcionará na Fundação Menino de Engenho terá o nome de Zé Ribeiro, como homenagem póstuma ao grande pilarense, que tanto fez pela cultura do pilarense e por muito tempo trabalhou exibindo filmes aqui em Pilar. Haverá uma breve solenidade e exibição do documentário " O homem, o menino e a máquina", que homenagea o filho ilustre.

sábado, 31 de julho de 2010

PREFEITURA REALIZA A MELHOR FESTA DE SANTANA DA REGIÃO


A prefeitura de Pilar inova e realiza o Pilar Santana Show, como ficou chamada a festa do último sábado de julho em homenagem à Senhora Santana.
Muitos pilarenses e convidados de cidades circunvizinhas compareceram à Praça do Povo. Quem deu o tom da festa foram a Banda Collo de Menina e a prata da casa, Forró de Peso,que lançou o seu novo cd.
Os pilarenses mais uma vez agradecem à prefeita Virgínia pelo sucesso da festa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

12ª SEMANA CULTURAL JOSÉ LINS DO REGO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Executiva de Cultura  realizaram nos dias 03 a 05 de junho, a 12ª Semana Cultural José Lins do Rego, centralizando suas atividades principais na Fundação Menino de Engenho.
Na sua 12ª edição, a Semana Cultural José Lins do Rego teve como tema “Zé Lins, o nosso filho mais ilustre”, pois o pilarense José Lins do Rego sobressaiu-se como um dos maiores nomes da literatura nacional no século passado, na vertente do romance regional, é José Lins do Rego é um dos produtos mais genuínos da cultura brasileira; sua vida, suas magníficas obras retratam de forma fiel a família brasileira e particularmente, a cultura de sua gente, Pilar. Suas obras, principalmente as chamadas do Ciclo da cana-de-açúcar, constituem um guia para a valorização da cultura pilarense.

A Semana Cultural José Lins do Rego tem como público alvo os tradicionalistas do Município de Pilar e do Vale do rio Paraíba; escolas municipais, estaduais e particulares; expositores e artesões; associações comunitárias; artistas, comércio, meios de comunicação e o povo em geral.

Palestras, exposições de livros, e a exposção "70 anos de Banguê" do Espaço Cultural José Lins do Rego (João Pessoa-PB), oficinas de produção textual, contação de história e canto coral, entre outras foram as atividades desenvolvidas durante os três dias de programação.

Durante a programação foi encenada a peça teatral "Zé Lins, o pássaro poeta", do Grupo Coletivo Fazendo Arte. 



domingo, 25 de abril de 2010

MAKING OF DO CINE SESI CULTURAL AQUI EM PILAR

O Cine SESI Cultural viajou por catorze cidades paraibanas, levando cinema, cultura e pipoca de graça, para as cidades que não possuem salas de cinema.
O caminhão da sétima arte esteve aqui em Pilar nos dias 4,5 e 6 de dezembro do ano passado e reuniu pouco menos de duas mil pessoas no período que ficou na cidade.
O projeto foi uma produção do SESI Paraíba e contou com o apoio das prefeituras municipais por onde passou.

MAKING OF CINE SESI CULTURAL 1ª PARTE

MAKING OF CINE SESI CULTURAL 2ª PARTE

sábado, 10 de abril de 2010

SELEÇÃO PROFESSORES TUTOR PARA O PROINFO


Estamos selecionando professores para o PROINFO INTEGRADO. Poderá participar da Seleção toda(o)s a(o)s professora(e)s da Rede Municipal de Ensino que atendam aos requisitos abaixo:
Ser professor(a) do Quadro Efetivo do município;
Ter Licenciatura Plena;
Ter noções de informática
O professor tutor selecionado recerá uma bolsa no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais durante três meses para treinar entre 60 (sessenta) e 80 (oitenta) aluna(o)s.
Se você deseja participar da seleção, e ou conhece um(a) colega, favor se dirigir a Secretaria de Educação até o dia 13 de abril de 2010.

PROJETO ALUNO INTEGRADO

Com objetivo de oportunizar a aluna(o)s de escolas públicas municipais, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o município de Pilar foi contemplado com o Projeto Aluno Integrado, direcionado a estudantes, regulamente matriculados na rede pública municipal de ensino que estejam cursando o oitavo ano/sétima série.



Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria da Educação, Cultura e Esportes.

domingo, 28 de março de 2010

PROJETO "ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA"

Hoje foi dado o ponta pé inicial para a realização do Projeto ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA, com a visita técnica, da principal idealizadora do Projeto Walesca Picado.


A visita foi acompanhada pelo Secretário Executivo da Cultura Lucimário Augusto, que teve o enorme prazer em acompanhar os visitantes a vários pontos turísticos da cidade, como o Alto de Nossa Senhora da Conceição, Engenho Recreio, Estação Ferroviária, Casa de Câmara e Cadeia, Casa da Tia Naninha, Sobrado do Comendador Quincas Napoleão, Praça José Lins do Rego, Igreja Matriz de Nossa Senhora Del Pilar e Engenho Corredor.


Confira as fotos da visita técnica à Pilar:


http://picasaweb.google.com.br/guilherme.schulze/VisitaAPilar280310?feat=directlink#


Sobre o projeto:


ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA

Baseado na obra de Ana Maria machado

‘O Menino que Virou Escritor’


DESCRIÇÃO


Espetáculo teatral infanto-juvenil, baseado na obra literária de Ana Maria Machado,‘O Menino que Virou Escritor’, ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA, é mais que uma peça de teatro, é uma viagem pela fascinante história da vida do grande escritor regionalista brasileiro, José Lins do Rego.

Através de histórias e canções, os brincantes David Muniz, Naná Viana e Valeska Picado, interpretam alguns dos personagens mais marcantes dessa jornada: a vida do menino Dedé que se tornou homem e poeta.

O maestro Carlos Anísio encanta ao som do violão, Valeska Picado e Itamira Barbosa dirigem esse barco de emoções que navega pelo coração das crianças e de todos aqueles que guardam no jardim de suas vidas, a infância.


O espetáculo ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA foi contemplado em 2009 com os projetos de circulação do BNB e MYRIAN MUNIZ - FUNARTE. Participou das festividades em homenagem ao 50º aniversário de morte do escritor José Lins do Rego, promovido pela FUNESC (2007) como também, no mesmo ano, do evento ‘Domingo com Arte’ promovido pela mesma instituição.

Apresentou-se em escolas e espaços públicos:

• Jornadas de Estímulo à Docência em Teatro (Departamento de Artes Cênicas/UFPB – 2008);

• Mostra de Teatro para Crianças (Ednaldo do Egypto – 2008);

• Projeto Teatro na Escola (Constructor Sui/ Sempre-Viva Casa-Escola - 2008);

• Projeto Verão Total (Praia de Cabo Branco – João Pessoa/PB - 2009);

• Assentamento de agricultores em Praia Bela/PB (2009);

• Festa da Família (Colégio IPEI/Bancários – João Pessoa/PB - 2009);

• Abertura do ano letivo (Escola Piollin – João Pessoa/PB - 2009);



OBJETIVOS

Geral:

Participar da Semana Cultural da cidade de PILAR –PB e circular pelas seis cidades onde José Lins viveu: Itabaiana-PB, João Pessoa-PB, Recife-PE, Maceió-Al, Manhuaçu-MG e Rio de Janeiro-RJ com o espetáculo ‘ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA’, do Grupo de Teatro COLETIVO FAZENDO ARTE, com texto e direção de Valeska Picado, oferecendo também as seguintes oficinas ministradas pelos integrantes do grupo:

• Contadores de histórias - ‘HISTÓRIAS DA VELHA TOTÔNIA’ (direcionadas para atores, diretores, professores e alunos do ensino médio da rede pública);

• Produção textual - ‘QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA’ (para crianças e adolescentes da rede pública de ensino);

• Canto coral – ‘BRINCADEIRAS DE RODA’ (para crianças da comunidade em geral).



Objetivos Específicos:


• Proporcionar ao público em geral uma experiência cênica, através da fruição de um espetáculo teatral de qualidade.

• Apresentar o autor regionalista brasileiro, José Lins do Rêgo e o universo de sua obra, através do encantamento de sua biografia encenada.

• Estimular o gosto pelo teatro e a leitura das obras desse autor, através de uma dramaturgia e encenação instigante.

• Provocar uma interação do teatro com o público, através de uma identificação com a temática nordestina sugerida pelo autor, José Lins do Rego e do reconhecimento da presença deste paraibano na construção da história sócio-cultural da cidade do Rio de Janeiro.

• Trazer à reflexão, através da narrativa sugerida pela dramaturgia, sobre a cultura nordestina, suas riquezas e valores, contra a quebra de tabus e preconceitos de uma região ainda estigmatizada por seus flagelos sociais.

• Contribuir para a formação de contadores de histórias e divulgar a importância dessa arte milenar.

• Motivar crianças e adolescentes a escreverem textos literários.

• Trazer para o repertório infantil a riqueza das cantigas brasileiras.


JUSTIFICATIVA


A manifestação artística proporciona ao homem uma busca de suas origens, de seu equilíbrio, de seu papel individual e social. Conhecer a história das pessoas que fizeram e fazem parte da construção de nossa cultura, integram os objetivos do espetáculo ‘ZÉ LINS – O PÁSSARO POETA’.

Escolhemos esses sete municípios para apresentar esse espetáculo, por eles representarem a trajetória do autor ao qual a peça se refere.

“José Lins do Rêgo, nascido no Engenho Corredor, município paraibano de Pilar/PB, fez as primeiras letras no Colégio de Itabaiana/PB, no Instituto N. S. do Carmo e no Colégio Diocesano Pio X na atual João Pessoa/PB.

Também estudou no Colégio Carneiro Leão e Osvaldo Cruz, em Recife/PE. Ingressou no Ministério Público como promotor em Manhuaçu/MG, em 1925, transferindo-se em1926 para a capital de Alagoas, onde passou a exercer as funções de fiscal de bancos, até 1930, e fiscal de consumo, de 1931 a 1935.

Em Maceió/AL, tornou-se colaborador do Jornal de Alagoas e passou a fazer parte do grupo de Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge de Lima, Valdemar Cavalcanti, Aloísio Branco, Carlos Paurílio e outros.

Em 1935, mudou-se para o Rio de Janeiro/RJ, onde participava ativamente da vida cultural de seu tempo. Era fanático por futebol, ‘flameguista doente’. Em 1955, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.”

Caminhar com o espetáculo por essa trilha é reconstruir uma história rica em significados. Para as crianças e adolescentes que residem nessas cidades é fundamental conhecer o lugar e a história de onde moram.

A cultura é construída pelas pessoas que ali vivem. A paisagem, os costumes e as tradições que hoje se apresentam, estão intimamente ligadas com aqueles que ali viveram.

É de suma importância para a compreensão de nós mesmos, conhecermos a nossa história, retornarmos a nossa ancestralidade e reconhecermos que modificamos o lugar e a cultura de onde vivemos, contribuindo assim para as mudanças e transformações que ocorrem na nossa sociedade.


FICHA TÉCNICA:


1. Direção e Texto: Valeska Picado.

2. Assistência de Direção e Coreografia: Itamira Barbosa.

3. Elenco: Carlos Anísio (música ao vivo), David Muniz, Naná Vianna e Valeska Picado.

4. Direção Musical: Carlos Anísio.

5. Iluminação: Ali Cagliani.

6. Contra-regra: Deo júnior.

7. Preparadora vocal: Fátima França.

8. Figurino e Adereços: Adriano Bezerra.

9. Confecção dos Bonecos:

• Menino Dedé e Zé Joaquim (Balcão) – Adriano Bezerra.

• Carneirinho Jasmim (Boneco Gigante) – Carlos Babau.

• Comadre Fulozinha (Luva) – Luana Lima.

• Rei (Marote) – Neto Ribeiro.

10. Documentação: Guilherme Schulze.

11. Cartaz e Programa: Jonas Lourenço.


Confira o make off do espetáculo "


http://www.youtube.com/watch?v=UiP-XRmXr7M